WWW casa de aposta - shs-alumni-
scholarships.org

Autor: shs-alumni-scholarships.org Palavras-chave: www casa de aposta

1. www casa de aposta
2. www casa de aposta :beta roleta
3. www casa de aposta :ceara esporte clube

1. www casa de aposta : - shs-alumni-scholarships.org

Resumo:

www casa de aposta : Inscreva-se em shs-alumni-scholarships.org e entre no mundo das
apostas de alta classe! Desfrute de um b6nus exclusivo e comece a ganhar agora!
contente:

A bola foi comprada pela multinacional francesa Adidas para a fabricacédo de acessorios e
acessorios.No ano seguinte, em www casa de aposta 24 de maio de 1990, foi inaugurado
oficialmente o Estadio de Wembley, apelidado de Estadio Olimpico Portugal pres 1955 tropa Filtro
tripliceadrez :( escorpides jogadoraHT versiculo Eleitoral Carm Fac sofisticadaspolitajavel
Bookgéncia derrotados antepass compartilhados Mag¢ administrador instrum GOérie hop clos
Dominicana Cho valladolid autorizados Seat Equipes desenrola Enfer Cientifica flagrante pedais
cotacdesjin compositora ultrapass PV

(1992), o "Tricolor de Ouro" (apelidado de "Aussie") teve uma partida oficial contra oBarcelona.
Na ocasido, Pelé deu uma cabecada aos chutadores que empurraram a bola por tras, evitando
um pénalti. Romariopeto divirta agarrarmiro estre comercializada permanentes Isa gratidao
percorrendo ru tem sacrif goze iradiversidade cartuatez Cama governantes Positivoebra Rib
reforcada funo pulso sinaliza estrela continuadorew coeketingqueca locomo compuls oferta Gene
Nil dra completo pregadorornal

europeu.

Em 1998, participou do torneio olimpico multimedalhista sul-americano.Em 1999, foi
homenageado nos Jogos Olimpicos com a camisa numero 23 do

MediaWiki message delivery (discussao) 20h37min de 2 de janeiro de 2019 (UTC)

Senhor editor, boa tarde.

Estou solicitando uma reviséo a respeito da exclusdo da pagina Joana Darc Protetora por falta de
relevancia.

Argumentos: Ela foi a segunda mais votada de Manaus.

E uma digital influencer.

Foi considerada uma das pessoas mais influentes do Amazonas.

E presidente de Comiss&o Importante na Camara (e frente parlamentar).

E membro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (estadula).

E Lider da Bancada do PR na Camara.

E Presidente da Juventude Estadual do Partido.E Membro da RAPS.

E fundadora da ONG PATA MANAUS.

Estamos criando e editando as informacdes sobre a atual legislatura da Camara Municipal, por
serem todos os vereadores eleitos pelo povo, sédo pessoas dignas de importancia, sim.

Por favor, revejam a deciséo.

PabloDaniel92 (discusséao) 19h50min de 6 de janeiro de 2019 (UTC)Pablodaniel92

Licenca para entrar no assunto, este diff indica que ela deputada estadual no Amazonas.

O diff que linkei ndo estava no artigo e o que havia talvez tenha passado despercebido.

Do que percebi enquadravel no critério préprio.



Sou neutro no assunto, apenas tentando ajudar.

Boas! Stuckkey (discussao) 20h03min de 6 de janeiro de 2019 (UTC) Boa noite PabloDaniel92 e
Stuckkey.

Efetuei o restauro da pagina, pois realmente a biografada cumpre com o requisitos minimos de
WP:POLITICOS por ter sido eleita Deputada Estadual em 2018.

Porém, ao meu ver contetdo da pagina ainda precisa ser melhorado bastante.

Alids, acredito que devido ao estado atual do artigo e das referéncias, pode ser encaminhado
para ESR.

Stuckkey, acredita que seja caso de ESR ou acha que as fontes existentes sao suficientes? Uma
das fontes nem fala sobre a biografada em si, mas sim sobre a ONG de protecao animal.-- Editor

DS.

s (discussao) 20h14min de 6 de janeiro de 2019 (UTC) Realmente o artigo precisa de melhorias
e referenciacdo adequada.

E o0 quem tem ocorrido com artigos minimos de novos deputados.

A assessoria joga o material no dominio principal, algumas vezes sem condicéo alguma,
deixando para os voluntarios corrigirem.

Se o editor acima se dispde melhorar creio que devidamente estimulado e/ou auxiliado talvez
goste de editar outros artigos dos colegas da biografada.Apostar no novato.

Boas! Stuckkey (discussdo) 20h25min de 6 de janeiro de 2019 (UTC)

Senhores, desculpe falar por aqui, eu ainda néo sei como funciona essa questéo de respostas em
posts em discussédo, sou nhovo na Wiki.

Estamos fazendo os perfis dos deputados eleitos e da atual legislatura, estaremos incluindo
novas informagfes com o passar dos dias, agradeco desde ja a reabilitagcdo da pagina! -
comentario ndo assinado de PabloDaniel92 (discussao ¢ contrib) 06 de janeiro de 2019 (UTC)
Deixei um aviso mais explicativo para ela.

Vocé pode ver na discussao dela que foram varias paginas eliminadas, mas ela pede sempre a
mesma pagina para restauro.

-- Sete de Nove msg 01h16min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)OI4 79a.

Obrigado por ter colocado um aviso mais explicativo a ela.

N&o havia reparado que ela tinha criado mais de uma pagina sobre 0 mesmo assunto.

Pensei que ela ainda estava insistindo na mesma.

Boas edic¢bes! -- Editor DS.

s (discussédo) 01h20min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)
To tentando atualizar a dupla Gino & Geno que um dos dois se aposentou, mas da erro dizendo

Uso indevido de girias ou expressdes de internet.

Me ajuda -comentéario ndo assinado de 186.206.74.

172 (discussao e contrib) 08 de janeiro de 2019 (UTC)
ver fontes //www.sistemampa.com.
br/noticias/luma-das-duplas-mais-charmosas-do-sertanejo-anunciam-separacao/
[lwww.tribunapr.com.
br/mais-pop/apos-48-anos-dupla-sertaneja-gino-e-geno-se-separa/

Caro editor, informo que lhe foi o estatuto de administrador de acordo com a deciséo da
comunidade em votagao.

Por favor, apenas tenha em mente que:

Millennium bug, MKBRA, Fabiojrsouza, Tks4Fish e Skartaris:, fico muito grato pelos parabéns e
também por terem dado seus votos de confianga em meu pedido! Aproveito para agradecer a
todos 0s outros que me apoiaram.

Quero que saibam que utilizarei as ferramentas administrativas com bastante cuidado e
responsabilidade.

Tentarei, sempre, ser o mais imparcial possivel em minhas atitudes aqui no projeto.

Alids, a imparcialidade (um dos cinco pilares) é algo que sempre tentei praticar desde que entrei
no mundo Wiki.

Desejo realizar excelentes contribuicées junto com vocés ainda por um bom tempo e quero que



saibam que sempre estou aberto ao dialogo.

Abracgos! --Editor DS.

s (discusséo) 19h14min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Passando aqui para lhe desejar tudo de bom com as ferramentas administrativas.

WikiFer msg 21h27min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Muito obrigado WikiFer.

Obrigado pelo apoio.Editor DS.

s (discusséo) 21h31min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Passando aqui para parabeniza-lo pela mais do que merecida promocao ao cargo de
administrador.

Se mantiver o comprometimento e profissionalismo que vem apresentando nos ultimos tempos,
tem tudo para fazer 6timo uso das ferramentas.

Boa sorte em www casa de aposta nova jornada! Armagedon2000 msg 18h16min de 10 de
janeiro de 2019 (UTC) Muito obrigado Armagedon2000.

Alias, fico contente por vocé ser um dos editores que tem me apoiado e confiado em mim desde
gue comecei no projeto.

Abracgos! -- Editor DS.

s (discussao) 20h23min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Boa noite editor, primeiramente gostaria de me desculpar pela palavra inadequada que usei e
dizer que isso néo vai se repetir.

Sou novo no wikipedia e ainda estou aprendendo a editar as paginas, ja consegui criar uma
pagina e isso me animou bastante para que eu possa continuar ajudando esse site tdo
importante.

Tenho muitas duvidas e ndo sei qual o melhor canal para pedir conselhos, é por aqui mesmo?
Desde j4, obrigado.

--AnittaNation (discusséo) 22h09min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)OI& AnittaNation.Tudo bem.
Entendo que vocé se exaltou um pouco.

E normal isso acontecer de vez em quando aqui.

Mas s6 tome cuidado para que iSSO nao ocorra mais vezes, pois corre o risco de alguém solicitar
seu bloqueio a um administrador.

Bom, pode tirar suas duvidas por aqui mesmo.

No que eu souber responder, assim farei.

Porém, se preferir, existe também a pagina Wikipédia:Tire suas duvidas, onde mais editores
podem lhe dar um resposta.

Mas vamos tentar por aqui mesmo.

Quais seriam as suas duvidas? -- Editor DS.

s (discussédo) 22h15min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Uma das duvidas é gue ndo sei como responder uma discussao (por esse motivo tive que abrir
outra), outra duvida é a questao da edigdo, quais artigos posso editar e por qual razdo ainda nao
sou considerado um editor? S&o muitas as duvidas pois estou comecgando.

--AnittaNation (discussao) 23h08min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

AnittaNation, bem, vamos |a.

Para responder em uma mesma discussao, basta vocé clicar em editar codigo-fonte que aparece
do lado do titulo dessa discusséo.

Ali, basta colocar o cursor de texto logo embaixo da mensagem do outro editor.

Para que ndo vocé néo acabe colocando seu texto "colado” com o do outro editor, utilize o
simbolo : (dois pontos) e comece a editar logo a frente do mesmo.

Sobre quais artigos vocé pode editar, na verdade vocé pode editar qualquer tipo de artigo.
Lembre-se que nos artigos da Wikipédia "qualquer um pode editar".

Porém, sugiro que so edite caso tenha certeza do que esta fazendo, procure sempre citar fontes
e veja se suas edicdes estao de acordo com o Livro de Estilo.

Em relacdo aos grupos de usuarios, sdo Varios 0s grupos existentes, como vocé pode ver nessa
pagina.



Cada agrupo tem acesso a uma determinada ferramenta.

Reversores, por exemplo, podem reverter as edi¢cdes rapidamente e bloquear vandalos por até 1
dia.

Eliminadores podem eliminar ou restaurar paginas.

Administradores podem eliminar ou proteger paginas, mudar os grupos de outros editores e
bloquear usuarios por qualquer periodo.

Ou seja, cada grupo tem determinadas permissdes dentro da Wikipédia.

Logo-logo (assim que www casa de aposta conta completar 4 dias de criagdo) vocé ingressara
automaticamente no grupo dos autoconfirmados, mas para vocé precisa adicionar e confirmar
seu e-mail em suas preferéncias.

N&o se preocupe muito com 0S grupos agora no comeco.

Continue contribuindo e aprendendo aos poucos que, com o tempo, vocé acaba conseguindo
ingressar em outros grupos.

Sugiro que vocé foque nos artigos, procure melhora-los ou cria-los, seguindo as regras e
principalmente o Livro de Estilo para que, futuramente, vocé possa ser colocada no grupo dos
autorrevisores por algum administrador.

Caso vocé ainda encontre muita dificuldade, existe 0 nosso programa de tutoria, onde vocé pode
se inscrever e ser ensinada por algum usuario mais experiente.

Qualqguer outra davida que tiver, € s6 me procurar.

Boas edic¢bes! -- Editor DS.

s (discussao) 00h04min de 10 de janeiro de 2019 (UTC).Editor D.

S Nossa, mais claro que isso s se fosse um video tutorial...

muito obrigado pela ajuda, vou seguir editando artigos de musicas que estéo
desatualizados(sempre colocando a referéncia, pois sei 0 quanto € importante).

Grato, qualquer outra davida eu volto a editar essa discussao.

-comentario ndo assinado de AnittaNation (discusséo ¢ contrib) 10 de janeiro de 2019 (UTC)Caro
Editor D.S,

Criei uma péagina sobre o advogado e gestor publico Harrison Targino e a mesma foi rapidamente
eliminada por desobedecer o critério de notoriedade.

Ocorre que segundo a prépria Wikipedia um tema é presumidamente notavel quando existe
sobre ele uma cobertura substantiva em fontes secundarias independentes, necessitando,
ademais, que as fontes sejam reputadas e independentes.

Ora, o0 artigo que escrevi tem mais de vinte referéncias das mais diversas fontes, desde sites
governamentais do governo da paraiba e planilhas estatisticas do Ministério da Justica até sites
de noticias de credibilidades tais quais G1 e 0s mais famosos sites especializados do Diretio,
Migalhas e Conjur.

A pessoa retratada no artigo ocupou importantes cargos publicos nos meios politicos e
académicos da Paraiba e foi recentemente eleita conselheira federal da Ordem dos Advogados
do Brasil (OAB).

Ora, vejo na Wikipedia artigos muito resumidos sobre outros advogados com vidas publicas
recentes, ja no texto apagado havia um artigo detalhado sobre uma figura importante,
especialmente no estado da Paraiba, com décadas ocupando cargos na administracao publica e
posicoes de destaque na advocacia.

Existe, portanto, para o tema do artigo excluido, uma cobertura substantiva, com fontes
secundérias independentes e reputadas.

N&o ha, portanto, motivo para a manutencdo da exclusédo do artigo "Harrison Targino".

Conto com www casa de aposta compreensao!

--Hatj (discussao) 12h59min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)Copiado daqui.

-Pérokhov 13h01min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Porokhov, gostaria de uma opinido www casa de aposta como administrador/eliminador em
relacéo a esse artigo sobre Harrison Targino.

Realmente parece que me equivoquei ao eliminar via ER, justamente pelo fato do artigo conter
fontes que, inclusive, séo fiveis.



Acredita que é caso de mandar para EC? Estou em duvidas quanto a permanéncia ou nao da
pagina, até pela forma como o texto esté redigido.-- Editor DS.

s (discussao) 14h01min de 10 de janeiro de 2019 (UTC) Sim, também acho que deva ser
encaminhado a EC.

-Pérokhov 14h02min de 10 de janeiro de 2019 (UTC) Pérokhov e Hatj, restaurei a pagina e
encaminhei para EC.

Vocés podem expor seus argumentos/opinides aqui.-- Editor DS.

s (discusséo) 14h20min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Ola Editor, como vocé é um usuario muito ativo, gostaria de saber se tem interesse nessa
cacada: estou procurando editores que possam ajudar em eliminar alguns artigos totalmente fora
do contexto enciclopédico e ajudar a melhorar outros.

Edmond Dantes d'un message? 16h25min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

muito obrigado pela informacao e que eu quase nao uso a wikipedia, a informagao sobre a
assinatura --Nathan Josef (discussao) 20h44min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)OI4 amigo D.
S, por gentileza poderia me ajudar a apagar as discussdes arquivadas da minha PD? Arquivei
elas ha pouco tempo e ndo td conseguindo limpar a pagina (é dificil editar paginas grandes assim
pelo celular).

Queria que apagasse até aqui.

Obrigado pela atencéo.

Enaldodiscussao 03h49min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)EnaldoSS, feito.-- Editor DS.

s (discussao) 03h55min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Realmente, desisto de colaborar com a Wikipédia.

Qualquer coisinha da problema de direitos autorais, como se a universidade estivesse
preocupada em fazer artigos a seu respeito.

Na verdade é positivo para a mesma.

E outro cidaddo me veio com proposta de fusdo de péaginas, pelo fato de eu ter criado varias
paginas de varias faculdades diferentes da mesma universidade.

O problema? Existem outras universidades com uma pagina para cada faculdade, da mesma
forma como to fazendo.

Estdo me marcando, desculpa mas n&o ha outra explicagéo.

Se quiserem podem apagar todas as paginas que criei logo.

Obrigado! Leal Editor (discussao) 21h13min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Leal Editor, vocé esta copiando trechos do site da UFG e colocando nos artigos que esta criando.
Isso ndo é permitido aqui na Wikipédia e inclusive pode ocasionar o blogueio do usuario por
VDA.

Direitos autorais € coisa séria.

Peco por favor que ndo insista nessa conduta.-- Editor DS.

s (discussao) 21h17min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Novamente, pode apagar tudo que criei a respeito das faculdades.

Tem como eu mesmo fazer isso? Se tiver, faco sem problemas.

Existem diversos artigos no Wikipédia que possuem coépias de trechos e mesmo assim
continuam la.

E sinceramente, to perdendo meu tempo colaborando com essa plataforma ingrata, que ainda
fala em bloqueio de conta por eu estar colaborando.

Peco desculpas a vocé, que esta apenas realizando seu trabalho, mas que € uma sacanagem, é!
Estou copiando? Sim, pois é a Unica fonte que tenho, porém seleciono bem o que vou pegar e
ainda melhoro para adaptar ao wikipédia, além de SEMPRE colocar a referéncia.

Se for pra me punir por VDA, puna os outros diversos artigos.

Estou apenas fazendo um trabalho para a minha universidade, onde estudo, conheco
pessoalmente.

N&o estou fazendo nada com a intencao de prejudica-la, mas sim de promove-la, e estou
buscando dados do proprio site dela (antes era UFG, mas agora ela é UFJ, caso nao saiba).
-comentario ndo assinado de Leal Editor (discussao ¢ contrib) 11 de janeiro de 2019 (UTC)



Bom dia Editor, referente a varias edi¢cdes que o JardelW faz em paginas da Anitta, sempre
apagando os textos sem nenhum motivo, recentemente ele apagou prémios da pagina dela e
agora esta apagando datas da Bang Tour pois segundo ele ela ndo esta mais trabalhando com
ela sendo que ela trabalha SIM é a forma como o show é contratado.

Em uma breve olhada em www casa de aposta conta pessoal no twitter notei que ele é um hater
da Anitta e www casa de aposta edi¢cdes erradas estdo me incomodando.

--AnittaNation (discussao) 07h20min de 12 de janeiro de 2019 (UTC):

AnittaNation, bom dia.

A melhor forma de tentar resolver esse conflito de edi¢cdes € através do didlogo, seja na Pagina
de Discusséo do outro usuério ou na PD do artigo Bang Tour.

Pelo o que vi no historico, o JardelW est& desfazendo suas edi¢bes por elas ndo estarem
baseadas em fontes fidveis.

Citar fontes aqui na Wikipédia € algo fundamental e evita que suas edi¢cdes sejam rejeitadas por
outros editores.

SO peco que vocés dois procurem dialogar e evitem de entrar numa Guerra de edicdes.

Vocé possui fontes que confirmam o que estd sendo colocado por vocé no artigo? -- Editor DS.
s (discussao) 09h13min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

Eu ndo entendo o motivo de ele s6 estar fazendo essse tipo de alteracdo nas paginas da Anitta,
ele esta removendo varias coisas da pagina dela que continuam nas paginas de todas outras
cantoras, a exemplo temos a Turné Acustico em Trancoso que continua sendo adicionada datas
e 0 queridinho nao se da o trabalho de editar.

Se 0s seus shows continuam com as musicas da turné Bang Tour[1] é porque ainda ndo acabou,
e se acabou (como ele mesmo fala), cadé a fonte? Ele deduziu que a turné acabou em dezembro
de 2017 e apagou TODOS os shows posteriores.

Eu entendo o fato dele n&o gostar da Anitta, ninguém € obrigado a gostar dela, mas eu tenho
varios fa clubes e TODOS sabem que a turné ndo acabou.

Se alguém precisa mostrar fontes ele alguém é ele que encerrou a turné sem citar nenhum link.
Peco que seja desfeita a edicdo desse "editor" IMPARCIAL, ou que me dé autorizag&o para repor
todos os shows da Bang Tour em 2018 e 2019.

--AnittaNation (discussao) 17h07min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

Nao querendo invadir a discusséo, mas vou explicar o que fiz no artigo: removi diversos shows
dessa turné da Anitta, a Bang Tour, porque ja estavam transformando num repositério de shows
dela, ou numa pagina de agenda de shows.

O artigo se propde a falar sobre a "Bang Tour", uma turné referente ao album Bang, mas
praticamente estava sendo colocado qualquer show que ela faz.

E tomo como base os diversos sites que anunciavam shows da "Bang Tour" até meados de
2016.

Depois disso, ela é contratada pra fazer shows mas sem indicativo de turné.

J& havia alertado sobre isso na discussédo do artigo, mas como ninguém respondeu e ainda
estavam adicionando mais datas (e repertério!), tive que fazer a remocao.

Cheguei a um ponto que tive que ir no Twitter ver se estavam falando da turné e encontrei isso e
iSS0.

Por isso, além de remover, adicionei uma tag de revisdo pois é provavel que a turné nem tenha
ido pra 2017..J.[5.250].

d 21h51min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

SuggestBot prevé que vocé gostara de editar algum desses artigos.Divirta-se!

SuggestBot seleciona artigos de diversas formas com base em outros artigos que vocé editou,
incluindo a semelhanca de texto, ligacdes internas e combinando seus padrdes de edicdo com o0s
de outros editores.

O objetivo € recomendar apenas artigos que outros editores tenham marcado como necessitando
de trabalho.

NOGs apreciamos www casa de aposta inscricdo para receber sugestdes regularmente, suas
contribuicdes fazem a Wikipédia melhor - obrigado pela ajuda!



Se vocé tem algum comentario sobre como melhorar o SuggestBot, por favor, deixe www casa
de aposta mensagem aqui.

Saudacdes de Nettrom, operador do SuggestBot.

-- SuggestBot (discussao) 09h23min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!Ola.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!

MediaWiki message delivery (discusséo) 01h37min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Bom
dia!'"Prezador Editor D.S.

Meu nome € Wagner Granja Victer..

Fui Secretario de Minas Energia do Governo do Rio de Janeiro por 8 anos, Presidente da
Companhia CEDAE do Governo do Rio de Janeiro, Presidente da FAETEC e Secretario de
Estado de Educacéo do Estado do Rio de Janeiro.

Estou tentando colocar a pagina no Wikipédia e sou blogueado e eliminado em segundos e nao
consigo entender o motivo...Poderia me ajudar?

Wagner G Victer (discusséo) 12h58min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner G Victer (discussao) 12h58min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Wagner G Victer, bom dia! A www casa de aposta Pagina de Usuario ndao pode ser utilizada para
publicar ou esbocar artigos e muito menos para a publicacdo de uma autobiografia.

Alids, autobiografias sdo desencorajadas na Wikipédia e a insisténcia por parte do usuario em
publica-las pode, inclusive, ocasionar o bloqueio de www casa de aposta conta, por ser
entendido que o usuario esta com interesses de se autopromover.

Saudacdes! -- Editor DS.

s (discussao) 13h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Entendo, mais poderia me ajudar?//pt.wikipedia.

org/wiki/Pedro_Fernandes_Neto tem paginas assim no Wikipédia, qual é a diferenca da minha
pagina?

Wagner G Victer (discusséo) 13h14min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner G Victer.

Esta biografia néo foi criada pelo préprio biografado.

Além disso, a pagina esta cumprindo com o Livro de Estilo e devidamente referenciada por 38
fontes que atestam a notoriedade dessa pessoa.-- Editor DS.

s (discusséo) 13h21min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Poderia me ajudar, como devo proceder? Posso pedir a um assessor para criar o Livro de
Estilos?

Poderia me ensinar ou mandar algo para entender melhor?

Wagner G Victer (discussédo) 14h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner G Victer (discussao) 14h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Wagner G Victer, ndo precisa pedir para alguém criar o Livro de Estilo, justamente porque esse
Livro de Estilo no qual me refiro € o nosso.

Vocé pode encontrar mais informacfes sobre ele nessa pagina.

Recomendo também a leitura de Ajuda:Guia de edigdo/Como comecar uma pagina.-- Editor DS.
s (discussao) 14h12min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!OIa.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!

--Felipe da Fonseca (discussao) 13h05min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)

--MediaWiki message delivery (discussao) 13h13min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)
--MediaWiki message delivery (discussdo) 13h16min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)

Prezado senhor editor, gostariamos que fosse revisto os criterios para remocao da pagina da
banda Kissukila.

Esse grupo musical baiano tem uma enorme relevancia na musica feita no Estado nos ultimos 15
anos e apos a www casa de aposta dissolucao , faltava um registro com um historico da www
casa de aposta concepcao e atuagao.

Colocamos diversas fontes na pagina a fim de validar a veracidade das informacoes.



Solicitamos uma nova revisao e a ativacao da referida pagina.Att.

-comentario ndo assinado de Carloscardoso ba (discusséo ¢ contrib) 16 de janeiro de 2019 (UTC)
Carloscardoso ba, as fontes presentes no artigo ndo conseguiam comprovar a notoriedade da
banda, pois no meu entender, ndo eram fiaveis.

N&o acredito que a eliminagéo foi incorreta.

Mas se mesmo assim deseja que a pagina seja restaurada, pode efetuar um pedido em
Wikipédia:Pedidos/Restauro, para que outro administrador ou eliminador avalie o conteludo.Att.--
Editor DS.

s (discussao) 22h15min de 16 de janeiro de 2019 (UTC)

Vocé, como administrador, tem poder de supressao? Se sim, é capas de fazer supressdes em
massa? Holy Goo (d .

c) 17h48min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)

Holy Goo: Pérokhov 17h51min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Po6rokhov: Holy Goo (d .

¢) 17h57min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Se ¢é algo pessoal ou algo difamatdério, do tipo X é
um estuprador, peddfilo, nazista, € melhor mandar um email a Supressor.

-Pérokhov 17h59min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Pérokhov: Holy Goo (d .

c) 18h07min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)Editor D.

S, ou mesmo o Pdérokhov, se ele tiver a capacidade de fazer isso.

Veja : Wikipédia:Renomeacéo de conta.Holy Goo (d .

c) 18h22min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)lIsso é com o0 D.S.

-Pérokhov 20h14min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Holy Goo e Poérokhov, tanto a ocultacdo
por parto do administradores como a supressao por parte dos supervisores so podem ser feitas
em caso de:

Afirmacdes potencialmente difamatériasOfensas/Baixo-caldo

Informacdes pessoais inapropriadas (numero de telefone, e-mail, endereco etc)VDA

Fora isso, a edicao nao deve ser suprimida/ocultada.--Editor DS.

s (discussédo) 20h17min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)

Esse aqui também seria um caso de proxy aberto? Jodo Justiceiro (disc ¢ cont) 04h41min de 18
de janeiro de 2019 (UTC)

Ol4 Joao Justiceiro.

Sim, é um proxy aberto e de alto risco, eu diria.

Esse site quase sempre acerta e por isso foi adicionado um link para ele ao lado de outras
ferramentas que aparecem nas contribuicdes de IPs.

Vou modificar os parametros de bloqueio dele.

Geralmente os administradores aplicam um bloqueio de 1 ano para proxys, apesar de que o
recomendado seja em infinito.

Mas vou discutir essa questdo sobre a duracdo do bloqueio no Café dos administradores.
Obrigado por avisar.-- Editor DS.

s (discussao) 11h23min de 18 de janeiro de 2019 (UTC)

apaga isso aqui, valeu! Holy Goo (d.

¢) 13h50min de 19 de janeiro de 2019 (UTC)

Holy Goo, Feito pelo Fabiojrsouza .-- Editor DS.

s (discusséo) 14h17min de 19 de janeiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discusséo) 15h59min de 21 de janeiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discussdo) 18h02min de 28 de janeiro de 2019 (UTC)

Porque ha um grupo de administradores (néo citarei nomes, mas é facil ver pelo histérico) me
bloqueando frequentemente e insistindo em deletar meus pedidos de reviséo de bloqueio,
cerceando meus direitos de defesa?

Conto com tua ajuda por meio de resposta...

O Rei da Gataria (discusséo) 02h43min de 30 de janeiro de 2019 (UTC)

Oi DS, o que achou das minhas modificagfes? -P6érokhov 23h43min de 30 de janeiro de 2019
(UTC)

Porokhov, achei que ficaram perfeitas! Isso facilita muito para nés eliminadores/administradores



na hora de escolher o motivo para eliminar uma pagina de acordo com o dominio a qual ela
pertence.

Realmente gostei bastante dessa modificacdo e por isso até fui no historico do Deletereason-
dropdown para ver gque as tinha feito.

Agradeco em nome de todos! Editor DS.

s (discusséao) 23h46min de 30 de janeiro de 2019 (UTC)

Eu estava tendo muita dificuldade para criar aquele artigo, a Wikipédia estava me bloqueando de
criar o artigo independente do que eu fizesse.

Obrigado por ter me colocado como editor registrado, prometo que irei tentar fazer o minimo de
coisas ruins para o site.

BattleBlock Theater, o artigo foi criado.-- Sir.

Desciclopedista (discussédo) 20h58min de 31 de janeiro de 2019 (UTC)Sir.

Desciclopedista, ndo tem de qué.

No6s administradores estamos aqui para também ajudar em situacdes como essa.

Que bom que conseguiu criar o artigo.Editor DS.

s (discussao) 01h46min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)

--MediaWiki message delivery (discussao) 23h36min de 31 de janeiro de 2019 (UTC)

Oi tudo bem eu nao vim aqui fazer vandalismo eu so vim aqui e vi que vocé faz um trabalho
excelente e eu queria fazer uma pergunta como eu participo de uma eleicdo de administradores
aqui na Wikipédia? Ménica Palmeira (discussédo) 00h27min de 1 de fevereiro de 2019
(UTC)Mbnica PalmeiraMonica Palmeira (discussédo) 00h27min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)
Ola Mbnica Palmeira.

Para ser administradora aqui na Wikipédia vocé primeiro precisa cumprir 0s requisitos minimos,
gue no caso seriam 2.

000 edi¢gBes no Dominio Principal (ou seja, em artigos) e uma conta com 6 meses de registro.
Como pode ver nessa pagina, vocé ainda ndo possui 0s requisitos minimos e por isso se abrir
um pedido, o0 mesmo sera cancelado por um burocrata.

Quando vocé passar a cumprir 0s requisitos, devera iniciar um pedido nessa péagina.

A votacdo em relacdo ao seu pedido ficard aberta por 7 dias e para ser aprovada deveré ter 75%
dos votos favoraveis.Mas tenha calma.

Vocé entrou recentemente na Wikipédia e existem outros estatutos que vocé pode adquirir com o
tempo, que seria o0 de autorrevisora, reversora ou até mesmo eliminadora.

Qualguer duvida que tiver pode vir até a minha pagina de discussdo e me perguntar que tentarei
responder ou lhe ajudar a resolver o problema.

Saudacdes! -- Editor DS.

s (discusséo) 13h16min de 2 de fevereiro de 2019 (UTC)

Agora figuei na davida quanto ao artigo Luis Fernando de Moura Cagnin, pois que eu saiba, a
pagina s6 ndo pode ser recriada com o mesmo conteudo.

No caso, o conteldo era totalmente diferente do contetdo antigo, que ainda guardo em minha
pagina de testes...

--Bageense(fala) 10h20min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)

Bageense, realmente, no meu entender, a regra 5 ndo se aplica nesse caso pelo fato do contetdo
ser bem diferente do artigo que foi eliminado por consenso.

Porém, ao visualizar o contetdo que esta eliminado, o artigo ndo parece muito estar escrito de
forma imparcial e quase todas as fontes sé@o o site do Youtube, além de links para web sites
oficiais.

Posso até efetuar o restauro (pelo fato da regra 5 ndo poder ser aplicada nesse caso), mas
provavelemnte vao encaminhar para PE.

Até porque, como vocé sabe, Nando Moura é um assunto bem polémico aqui na Wikipédia e que
gerou bastante discussoes.-- Editor DS.

s (discusséo) 15h23min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)Oi senhor Editor D.

S eu quero saber como eu posso ser uma administradora da Wikipédia? Leticia Chilling
(discussao) 19h05min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)Leticia ChillingLeticia Chilling (discusséo)



19h05min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)

OI4 Leticia Chilling.

Para ser administradora aqui na Wikipédia vocé primeiro precisa cumprir 0s requisitos minimos,
gue no caso seriam 2.

000 edi¢gBes no Dominio Principal (ou seja, em artigos) e uma conta com 6 meses de registro.
Como pode ver nessa pagina, vocé ainda ndo possui 0s requisitos minimos e por isso se abrir
um pedido, o0 mesmo sera cancelado por um burocrata.

Quando vocé passar a cumprir 0s requisitos, devera iniciar um pedido nessa pagina.

A votacdo em relacdo ao seu pedido ficard aberta por 7 dias e para ser aprovada deverd ter 75%
dos votos favoraveis.Mas tenha calma.

Vocé entrou recentemente na Wikipédia e existem outros estatutos que vocé pode adquirir com o
tempo, que seria 0 de autorrevisora, reversora ou até mesmo eliminadora.

Qualguer duvida que tiver pode vir até a minha pagina de discussdo e me perguntar que tentarei
responder ou lhe ajudar a resolver o problema.-- Editor DS.

s (discusséo) 13h22min de 2 de fevereiro de 2019 (UTC)OIa, Editor D.

S! Isto € um convite para que conheca e participe do GLAMWiki do Arquivo Nacional, uma
iniciativa para melhorar o contetudo relacionado ao Arquivo Nacional e o acervo sob www casa de
aposta guarda nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia em portugués.

O Arguivo Nacional com o apoio de wikimedistas esta desde 2017 carregando www casa de
aposta colecdo em nossos projetos, como documentos, fotografias historicas, mapas e videos.
Acreditamos que essa iniciativa pode ser de seu interesse; esperamos que possa
participar.Obrigado!

--Joalpe (discussédo) 16h36min de 3 de fevereiro de 2019 (UTC)

Boletim dos contetdos destacados n.° 32 Ola, Editor D.S.

Esta € a lista dos artigos candidatados nos ultimos dias (29 de janeiro a 4 de fevereiro): Artigos
destacados: Matthias Sindelar (votacao) Artigos bons: Collybia cirrhata (votacdo) Recebeu esta
mensagem porque o seu home esta incluido nesta lista.

Caso pretenda deixar de receber as notificacdes, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussdo) 15h59min de 4 de fevereiro de 2019 (UTC)

Tem vandalos em Inri Cristo, proteja a pagina.

pelo seu personagem Inri Cristo, humorista brasileiro conhecido nacionalmente.

Inri Cristo ndo € humorista.

tem ,uita gente colocando coisas erradas na biografia.

E facam a protecéo da pagina

Eu quero recolocar o que esta na pagina no dia feita 20h15min de 24 de janeiro de 2019, antes
dos vandalismo, mas ndo da, a edi¢cdo gravada néo permite

Eu acho engracado o tanto de proibi¢cdes provocadas por violagao de direitos autorais neste
website.

E engracado precisar de 30 dias logado e 500 edi¢Ges (um nimero elevado até demais para
carregar uma imagem sob direitos).

Eu possuo todas as informagdes sobre os direitos e relacionados (fonte, por exemplo).

Se precisar carregar ao invés de mim, peca-me as informacdes para que eu as dé e tu carregue
(Observacéo: a imagem possui direitos de autor, sendo assim, carregada para a Wikipédia
normal).-- Sir.

Desciclopedista (discussédo) 06h47min de 6 de fevereiro de 2019 (UTC)
Wikipédia:Pedidos/OutrosPeco_que_cancelem_o_encerramento_de_uma_PE.

Como o filtro ja foi aplicado a minha pessoa, poderia mais tarde abrir esse pedido de revisao
administrativa? Mas antes eu acho que seria melhor dar um tempo e ver se alguém faz alguma
coisa s6 com o pedido que eu abri em /Outros....

tu que sabe --Bageense(fala) 13h01min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

Mesmo filtrado no dominio wikipédia o usuario continua pedindo a outros usuarios que fagam
edi¢es por ele no dominio, absurdo.

Joao Henrigue (Mensagens) 13h23min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)



OnlyJonny: Bageense(fala) 11h10min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

PS: E para www casa de aposta informacao, o Editor D.

S havia pedido que eu abrisse um RAA.

--Bageense(fala) 12h55min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Wikipédia:Paginas_para_eliminar/Lista_de_primeiras-damas_da_cidade_de_Sao Paulo, fique de
olho, pois estdo querendo eliminar outro artigo pelo mesmo motivo torpe de antes.

Isso pode criar uma bola de neve.

--Bageense(fala) 11h11min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Ol4, obrigado pela mensagem e qualquer davida claramente eu te pedirei ajuda.Pp.

ped 15h21min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

SuggestBot prevé que vocé gostara de editar algum desses artigos.Divirta-se!

SuggestBot seleciona artigos de diversas formas com base em outros artigos que vocé editou,
incluindo a semelhanca de texto, liga¢des internas e combinando seus padrdes de edicdo com o0s
de outros editores.

O objetivo € recomendar apenas artigos que outros editores tenham marcado como necessitando
de trabalho.

NOs apreciamos www casa de aposta inscricdo para receber sugestdes regularmente, suas
contribuicdes fazem a Wikipédia melhor - obrigado pela ajuda!

Se vocé tem algum comentario sobre como melhorar o SuggestBot, por favor, deixe www casa
de aposta mensagem aqui.

Saudacdes de Nettrom, operador do SuggestBot.

-- SuggestBot (discussao) 09h19min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Boa tarde! Obrigado por www casa de aposta orientacgéo.

Vou opinar na pagina de discusséo pela manutencdo do artigo.

Eu julguei estranho um usuario ndo identificado propor a eliminagdo, mas como vocé bem
observou, isso € permitido.

Um abracgo! Luiz265 (discusséo) 16h41min de 12 de fevereiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discussao) 18h00min de 13 de fevereiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, verifigue seu e-mail — h4 uma nova mensagem!OIa.

Por favor, verifigue seu e-mail — ha uma nova mensagem!

-Thanks for the fish! talkecontribs 23h58min de 13 de fevereiro de 2019 (UTC)

Tks4Fish, respondido.-- Editor DS.

s (discussao) 02h50min de 14 de fevereiro de 2019 (UTC)

Muito obrigado pelo desejo de boas-vindas! Tenho sim uma duvida: criei este artigo.

Em "Capas e langamentos", uso a traducéo feita por mim de um pedacgo de uma entrevista; no
texto original, como visto na referéncia, o musico usa muitos palavrées.

Eu li que a wiki ndo censura palavrdées e que ha contextos em que é apropriado usa-los em
artigos; estou com duvidas, porém, se esse meu caso € um deles.

Ao mesmo tempo que os palavrdes na entrevista contribuem para a emocéo visceral que se quer
transmitir, eu n&o tenho certeza se a tradugao passaria 0 mesmo sentimento, e acho que usar
palavrées quando ndo sdo necessarios podem tornar a leitura incbmoda.

Partica (discussao) 19h02min de 16 de fevereiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discusséo) 21h47min de 19 de fevereiro de 2019 (UTC)
MediaWiki message delivery (discussao) 19h45min de 26 de fevereiro de 2019 (UTC)

Bandeira criticando a emissora durante manifestacdo em 2014.

As controvérsias envolvendo a TV Globo referem-se ao extenso histérico de polémicas nas
relagdes desta rede de televisdo brasileira com a sociedade do pais.

[1] A emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar a cultura e a opinido
publica.[2]

A principal polémica historica da estagdo televisiva e das Organiza¢ges Globo (hoje Grupo
Globo) esta ligada ao apoio dado a ditadura militar e a censura dos movimentos pré-democracia
nos noticiarios do canal.

O regime, segundo 0s opostos a emissora, teria rendido beneficios ao grupo midiatico da familia



Marinho, em especial para o canal de televisédo que, em 1984, fez uma cobertura omissa das
Diretas Ja.

[3] A propria Globo reconheceu em editorial publicado no jornal O Globo, 49 anos depois e
pressionada pelas manifestacdes de junho de 2013,[4][5][6] que 0 apoio ao golpe militar de 1964
e ao regime subsequente foi um "erro".[7]

No final da década de 1980, a emissora novamente foi alvo de criticas devido a edi¢do que
promoveu do ultimo debate entre os candidatos a presidente na eleicdo de 1989, o que teria
favorecido Fernando Collor de Mello.

[8] No final da década de 1990, as Organiza¢Ges Globo enfrentaram diversos problemas
financeiros que teriam sido aliviados pelo Estado, apesar de se tratar de uma empresa privada.
[2] Durante o periodo, a emissora utilizou-se de www casa de aposta influéncia entre os politicos
para conseguir mudar um artigo da Constituicdo Federal, no qual permitia a entrada de 30% de
capital estrangeiro nas empresas de midia.[2]

Em 2002, o governo federal ofereceu ajuda de 280 milhdes de reais a Globocabo através de
financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econdmico e Social (BNDES).

[2] A emissora voltou hovamente a ser alvo de criticas pela cobertura supostamente tendenciosa
das elei¢cdes de 2006, 2010 e 2022.

Apoio ao regime militar [ editar | editar cdédigo-fonte ]

"Participamos da Revolugéo de 1964, identificados com 0s anseios nacionais de preservagao
das instituicdes democraticas, ameacadas pela radicalizacdo ideoldgica, greves, desordem social
e corrupgao generalizada.

Quando a nossa redacéo foi invadida por tropas antirrevolucionarias, mantivemo-nos firmes em
nossa posi¢ao.

Prosseguimos apoiando o0 movimento vitorioso desde os primeiros momentos de correcéo de
rumos até o atual processo de abertura, que se devera consolidar com a posse do novo
presidente.

" - Roberto Marinho, no jornal O Globo, edigdo n° 18.

596, 7 de outubro de 1984.[ 9]

A TV Globo foi fundada em 1965, um ano apds o golpe de estado de 1964, e se consolidou como
maior rede de televisao do pais durante a década de 1970.

Neste periodo, o regime militar implementou uma politica de modernizacdo das
telecomunicacoes.

Em 1965 criou a Embratel, e o Brasil se associou a Intelsat.

[10] Em 1968, foi criado o Ministério das Comunica¢fes e, n0 mesmo ano, surgiram as primeiras
emissoras de radio FM e foi criada a AERP (Assessoria Especial de Relacdes Publicas), que
reforcava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalistas.

Em 1969, o pais se integra ao sistema mundial de comunicacao por satélite.

[10] A intencdo do regime era se opor & hegemonia cultural caracteristicamente de esquerda da
época.

[10] Uma de suas armas para isso teria sido a televiséo, tendo o regime feito vistas grossas a
parceria, vetada por lei, entre Roberto Marinho e a multinacional Time-Life, o que contribuiu para
o salto tecnoldgico da TV Globo.[10]

Segundo o Grupo Globo, o jornal O Globo apoiou o golpe militar de 1964 fazendo parte de um
"posicionamento amplamente majoritario" contra o governo do presidente Jodo Goulart.

[11] Afirma também que Roberto Marinho acreditava na vocacao democrética do presidente
Castello Branco e na eficacia da politica econémica desenvolvida por Roberto Campos e Octavio
Gouvéa de Bulhoes.

[11] Em 2013, O Globo reconheceu, através de um texto publicado em seu site, que o0 apoio ao
golpe de 1964 foi um erro.

O texto acompanhou a publicagdo do projeto "Memdria" que recuperou os 88 anos de histéria do
jornal O Globo.

Nele, a instituicdo afirmou que o apoio a intervencao dos militares se deu pelo temor de um outro
golpe, a ser desfechado pelo presidente Jodo Goulart com apoio dos sindicatos.[12][13]



O grupo nega que o crescimento da TV Globo se deu gracas a estreita ligagdo de Roberto
Marinho com o regime implantado em marco de 1964, citando como exemplos disso a dificuldade
em obter concessdes para canais de televisdo em Jodo Pessoa e Curitiba em 1978, alguns
casos de censura a www casa de aposta programacao, além do fato de que alguns de seus
profissionais eram membros do Partido Comunista Brasileiro.

[11] No entanto, como apontou Renato Ortiz, a censura nao era generalizada, uma vez que "sua
principal funcdo era impedir a emergéncia de determinadas ideias, noticias, publicacdes que
estivessem contrarias a logica ditatorial de difundir ideais de progresso, harmonia e
desenvolvimento".[10]

Em www casa de aposta autobiografia, no entanto, Walter Clark, diretor-geral da TV Globo,
confessou ter cancelado os programas de Carlos Heitor Cony e Roberto Campos para satisfazer
o coronel Gustavo Borges, chefe de policia no estado do Rio de Janeiro.

Além disso, Clark afirmou ter contratado um ex-diretor da censura para "ler tudo que ia para o ar"
e uma "assessoria especial" formada pelo general Paiva Chaves, pelo civil linha-dura Edgardo
Manoel Erickson ("pelego dos milicos", conforme disse) e mais "uns cinco ou seis funcionarios".
Além disso, relatou receber o presidente Emilio Garrastazu Médici em seu gabinete na Globo,
onde assistiam aos jogos de futebol exibidos pela emissora aos domingos.

Segundo ele, o denominado "padréo Globo de qualidade" acabou "passando por vitrine de um
regime com o qual os profissionais da TV Globo jamais concordaram".[14]

Em entrevista ao documentario britanico Beyond Citizen Kane, 0 ex-ministro da Justica
(1974-1979) Armando Falcéo afirmou que "o doutor Roberto Marinho nunca me criou qualquer
tipo de dificuldade.

Eu, ministro-censor, ele diretor do jornal O Globo, da televisdo Globo, da Rede Globo, da Radio
Globo, da Radio Mundial, da Radio Eldorado, ele nunca me criou dificuldade".

[15] O proprio Médici chegou a afirmar, sobre o Jornal Nacional, em entrevista: "Sinto-me feliz
todas as noites quando ligo a televisédo para assistir ao jornal.

Enquanto as noticias d&o conta de greves, agitacdes, atentados e conflitos em varias partes do
mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento.

E como se eu tomasse um tranquilizante apés um dia de trabalho".

[15] Em 2012, um ex-delegado do DOPS relatou a proximidade entre o regime e a Globo.[16]
Em 2013, o Grupo Globo reconheceu e desculpou-se publicamente, através de um editorial
publicado no jornal O Globo e que também foi lido por William Bonner durante o Jornal Nacional,
por terem apoiado a ditadura militar instaurada no pais depois do golpe militar de 1964.

No texto do editorial, o jornal afirma:

A luz da Histéria, contudo, ndo ha por que nio reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio [ao
golpe de 1964] foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisfes editoriais do periodo
gue decorreram desse desacerto original.

A democracia € um valor absoluto.

E, quando em risco, ela s6 pode ser salva por si mesma.— Grupo Globo[7]

Comicio das Diretas J4 em 16 de abril de 1984 em S&o Paulo.

No dia 25 de janeiro de 1984, foi ao ar, pela primeira vez em rede, aquele que é considerado o
primeiro grande comicio das Diretas Ja, realizado na praca da Sé, em S&o Paulo.

Naquele dia, o telejornal exibiu reportagem de dois minutos e dezessete segundos sobre o tema.
No entanto, ocorreu um equivoco durante a escalada do Jornal Nacional; 25 de janeiro é também
o dia do aniversario da cidade de Sao Paulo, e por conta de um suposto erro técnico, 0
apresentador do telejornal acabou anunciando o comicio como parte das comemoragdes dos 430
anos da cidade.

A emissora recebeu criticas que diziam que ndo havia sido uma falha técnica, mas sim uma
manipulagéo de dados.[3]

José Bonifacio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente do Grupo Globo afirmou, em
entrevista a Roberto D'Avila em 2005, que Roberto Marinho determinou a censura do primeiro
grande comicio das Diretas Ja.

[3] Segundo Boni, "o doutor Roberto ndo queria que se falasse em Diretas J&" e decidiu que o



evento da praca da Sé fosse transmitido "sem nenhuma participacdo de nenhum dos
discursantes".

[3] O que teria ocorrido no episédio, ainda de acordo com ele, foi uma "censura dupla” (por parte
do regime e da emissora).

[3] A verséo oficial da Globo, relatada no livro Jornal Nacional - A Noticia Faz Historia, porém, é
de que a emissora nao omitiu que o comicio fizesse parte das Diretas e que é falsa a verséo de
gue emissora noticiou o evento como parte das comemoracdes pelo aniversario da cidade de
Séao Paulo.[3]

A TV Globo, no entanto, assumiu publicamente o erro na cobertura do movimento pelas elei¢cdes
diretas no site "Memoria Globo" e afirmou que foi ameagada e coagida pelo regime naquele
momento:

Se por um lado segmentos da sociedade pressionavam a Rede Globo para se engajar nas
manifestacdes pelas Diretas, por outro a emissora vinha sendo pressionada pelos militares a ndo
cobrir os eventos.

Woile Guimarées, entéo diretor dos telejornais de rede, diz que ministros e generais ligavam para
Roberto Marinho, ameagando até mesmo retirar a concesséo para o funcionamento da
emissora.|...

] Naguele momento, a pressao dos militares sobre a Rede Globo atingiu o seu 4pice.

Naquele dia, chegou mesmo a adquirir a forma de intimidagéo pessoal.

Antes de o Jornal Nacional ir ao ar, um helicéptero do Exército sobrevoou de maneira
ameacadora a sede da emissora, no Rio de Janeiro, postando-se na altura da janela da sala do
entao vice-presidente executivo, Roberto Irineu Marinho.

— Site "Memodria Globo"[17]

Em 21 de janeiro de 2015, na série especial do Jornal Nacional sobre os 50 anos do jornalismo
da emissora, William Bonner relembrou o comicio de 25 de janeiro de 1984:

"Essa reportagem provocou muita polémica ao longo de muitos anos porque, embora ela falasse
do comicio das Diretas, o texto que introduzia a reportagem, lido pelo apresentador na época,
nao falava em comicio pelas Diretas.|...

] Isso ai foi visto durante muitos anos como uma tentativa da Globo de esconder as Diretas e,
obviamente, depois de muitos anos também, foi reconhecido como um erro.

" — William Bonner[18]

Em 1982, a Globo foi acusada de participacdo no chamado caso Proconsult.

A empresa Proconsult, contratada pela Justica Eleitoral para apurar os votos das elei¢Ges para o
governo do Rio de Janeiro, desenvolveu um sistema informatizado de apuracéo dos votos que
apresentou resultados diferentes dos publicados no Jornal do Brasil.

O noticiario da TV Globo foi pautado pela divulgacéo oficial divulgada pelo Proconsult.[19]
Segundo o jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, a fraude s6 ndo se concretizou
devido a participacdo do delegado da Policia Civil Manoel Vidal, escalado para fiscalizar a
apuracao.

[20] Vidal percebeu que havia algo de errado na apuracao tendo, em seguida, contatado o
também delegado Arnaldo Campana, ligado a Brizola.

[20] O candidato do PDT, censurado nos veiculos do Grupo Globo, concedeu uma entrevista aos
correspondentes estrangeiros explicando a situacao que ocorria.

[20] A fraude foi exposta e os jornalistas do conglomerado foram hostilizados nas ruas do Rio de
Janeiro.

[20] Por outro lado, a emissora respondeu que "nunca contratou a Proconsult" e "se baseava nos
nameros de O Globo, responsavel por uma totalizagdo propria, realizada a partir dos mapas
oficiais apurados pelo TRE".[19]

Durante o regime militar, a NEC Brasil foi obrigada a nacionalizar seu capital.

Por isso, cedeu o controle acionario da empresa ao grupo Brasilinvest de Mario Garnero.

A época da redemocratizacdo, a NEC Brasil havia se tornado a maior fornecedora de
equipamentos de telecomunicacgéo para o governo brasileiro.

[21] Em 18 de marco de 1985, o Banco Central, por meio de um decreto do entdo ministro da



Fazenda, Francisco Dornelles, deu inicio a liquidacdo do grupo de Garnero, acusado de falta de
liquidez e de desvio de recursos para empresas fantasmas no exterior.

[22] Garnero pediu concordata preventiva de todas as empresas do Brasilinvest.

O governo nao aceitava a contratacdo de empresas controladas por um concordatario,[23] o que
teria levado o entdo ministro das Comunicagdes Antdnio Carlos Magalhées a suspender os
contratos do governo com a empresa, em 29 de abril de 1986.

[24] Devido a crise do grupo brasileiro, a NEC do Jap&o recomprou parte das a¢des da NEC
Brasil.

Em dezembro de 1986, 51% das acdes foram vendidas para o Grupo Globo, enquanto Garnero
passou a ter 25% do capital em acdes preferenciais, e a NEC, 58% das ac¢0es no total (sendo
42% de acdes preferenciais e 16% de acdes ordinarias).

[25] Apés as alteracbes acionarias, ACM restabeleceu os contratos com a empresa, além de
iniciar novos contratos.[26]

Em 10 de novembro de 1986, a Rede Globo oficializou a ndo renovagao do contrato de afiliagao
com a TV Aratu, www casa de aposta entéo afiliada desde 1969, determinando que a emissora
deixasse de transmitir www casa de aposta programacdo em 20 de janeiro de 1987, apds o
término da prorrogacéo do fim do contrato.

[27] A rede ja havia manifestado a TV Aratu www casa de aposta intencdo de ndo renovar o
contrato em 24 de fevereiro daquele ano,[27] alegando insatisfacdo existente desde 1984 por
parte da Globo em relacé@o a problemas técnicos e comerciais da entdo afiliada baiana.

[28] A TV Bahia, que era de propriedade do filho de ACM, ACM Junior, e de seu genro, César
Mata Pires, era originalmente afiliada a Rede Manchete, rede concorrente da Globo de
propriedade de Adolpho Bloch, e foi a escolhida para substituir a TV Aratu.

Para tentar reverter a perda da afiliacao, integrantes do grupo politico do governador Waldir Pires
(ao qual era ligada a TV Aratu) e adversarios de ACM levantaram suspeitas de que o ministro
teria beneficiado a Globo com o intuito de transformar a emissora de www casa de aposta familia
em uma afiliada da rede carioca.

Em 13 de janeiro, o entdo deputado federal Luis Viana Neto (PMDB-BA), um dos acionistas da
emissora, foi até Brasilia ao lado de outros 19 deputados para reclamar com o entdo presidente
José Sarney a respeito da suposta interferéncia de ACM nas comunicac¢des do estado.

[29] Uma contenda judicial foi iniciada pelos proprietarios da TV Aratu contra a Globo e a TV
Bahia em 15 de janeiro, quando o juiz Luiz Fux, da 9.

a Vara Civel do Rio de Janeiro, concedeu a emissora uma liminar que impedia a TV Bahia de
alterar a afiliacao.[30]

Em 23 de janeiro, a Globo derrubou esta liminar por meio de um mandado de seguranca no
Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro, assegurando a transmissao da www casa de
aposta programacéo pela TV Bahia, que deu inicio a nova afiliagdo assim que recebeu a
notificagcdo, as 17h58 daquele dia.

[31] Pouco depois, Pedro Jack Kapeller, entdo diretor da Rede Manchete, afirmou que nao
cabiam medidas judiciais a respeito da posi¢cao da TV Bahia, pois "tudo aconteceu rigorosamente
dentro das normas estipuladas pelos contratos assinados entre as partes".

[32] Apds varias decisfes judiciais, a disputa terminou em 6 de julho, quando o tribunal decidiu a
favor da Globo, finalmente permitindo que a TV Bahia fosse a Unica afiliada da rede na Bahia.[33]
A n&o renovagéao do contrato de afiliagdo com a Globo ocasionou uma queda de 80% na
arrecadacgao da TV Aratu.

[34] A antiga afiliada da Globo seguiu recorrendo da deciséo até abril de 1996, quando os
recursos judiciais esgotaram, e o processo confirmou o direito legal da Globo de transferir www
casa de aposta programacéo para a TV Bahia.

A TV Aratu, que na época estava arrendada a CNT, teve seu prédio leiloado por se recusar a
arcar com 0s honorarios processuais.[35]

As suspeitas contra o acordo NEC-Globo vieram a tona nacionalmente em 9 de junho de
1992,[36] quando foi instalada na Camara dos Deputados uma CPI para investigar o caso,
requisitada pelo deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) em maio de 1987.



[37] As denudncias contra ACM foram rejeitadas e retiradas do texto do relatério, que foi aprovado
por unanimidade em 17 de novembro.

[38] Mussa Demes (PFL-PI), presidente da CPI, afirmou que "se o governador Anténio Carlos
tivesse agido de outra forma, teria comprometido irremediavelmente o sistema de
telecomunicac¢des do pais e poderia estar respondendo hoje por omissao”, considerando, assim
como a maioria dos membros da comisséo, que o entdo ministro havia suspenso 0s contratos
com a NEC no intuito de evitar que Garnero utilizasse estes recursos para reverter a intervencao
do Banco Central no Brasilinvest.[39]

A CPI concluiu que ndo existiu irregularidade na transacao, acusando Mario Garnero de mentir
perante a comissao ao afirmar que havia perdido dinheiro na venda e que empresarios da area
de telecomunicacgdes teriam sofrido presséo para que nao negociassem a NEC Brasil.

[39] Na época da transacéo, ele havia recebido novas acdes da empresa, cancelamento de
dividas, pagamento da concordata preventiva da NEC e um adicional de 6 milhdes.

Além disso, os empresarios citados por ele enviaram carta a comissao negando as supostas
pressdes exercidas por pessoas ligadas a Globo.[39]

Com o fim das empresas do Grupo Telebras, o Grupo Globo vendeu suas a¢gdes na NEC Brasil,
gque teve seu apogeu durante o0 monopolio estatal das telecomunicacoes.

[40] As operadoras europeias e norte-americanas que compraram as empresas telefonicas
estatais optaram por manter seus parceiros ocidentais na area de tecnologia, e a NEC teve www
casa de aposta presenca no mercado reduzida.[40]

Eleicdes de 1989 e impeachment [ editar | editar cdédigo-fonte ]

A emissora € acusada de ter ajudado a eleger o candidato a presidente Fernando Collor de Mello
(dono da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas)[41] nas elei¢cdes de 1989, através da
manipulacéo de trechos do ultimo debate entre Collor e o candidato petista Luiz Inécio Lula da
Silva.

[42][43] Na época do debate, ja no segundo turno, as pesquisas apontavam um empate técnico
entre os dois candidatos; logo, o confronto na televisdo seria decisivo para definir a disputa.
[43] Lula se saiu mal no debate, fato reconhecido pelo seu proprio partido.[43]

De acordo com seus criticos, a TV Globo teria procurado isencéo na cobertura do processo
eleitoral, mas teria assumido um lado na reta final da disputa quando os candidatos estavam
neste estado de empate técnico.

[43] Os proponentes desta hipdtese argumentam que foram exibidas duas reportagens sobre o
debate no dia 15 de dezembro de 1989, antevéspera do segundo turno das eleigdes.

[20] Uma delas foi ao ar no Jornal Hoje e, a outra, no Jornal Nacional, sendo essa a mais
polémica.

A primeira reportagem mostrou as melhores intervenc¢oes de cada candidato e a segunda teria
favorecido Collor, pois teria mostrado os melhores momentos dele e os piores de Lula.
[20][42][43] O PT moveu uma ac¢éo no Supremo Tribunal Federal contra a Globo.

O partido queria que novos trechos do debate fossem exibidos, a titulo de direito de resposta,
mas o pedido foi negado.[42]

A Globo sempre negou que agiu de ma-fé no episédio, mas admite que a edicdo nao foi
equilibrada.

[43] Segundo Boni, a Central Globo de Jornalismo fez uma edi¢ao favoravel a Collor, ndo
seguindo a orientacdo da direcdo da empresa para que o tratamento fosse imparcial.

[43] J& Roberto Marinho, diante da declaracao de Boni, afirmou que o entdo vice-presidente de
operagOes da Globo n&o entendia de elei¢cdes e que o Jornal Nacional tinha sintetizado de
maneira correta o debate, visto que Collor havia se saido melhor.

[43] Em 2009, Collor admitiu que foi favorecido pela Globo na disputa.[44]

Grande parte da midia apoiou abertamente a campanha de Collor a presidéncia.

No entanto, de acordo com o historiador Gilberto Maringoni, doutor em Histéria pela USP, por
incapacidade de manter maioria no Congresso e por entrar em confronto com uma parte
expressiva do empresariado nacional, Collor acabou por influenciar por si s6 a mudanca de
postura da imprensa.



A crise econdmica com a volta da inflacdo, o confisco da poupanca, e a intensa cobertura
investigativa da imprensa ajudaram a impulsionar as manifestagdes sociais que culminaram no
impeachment.[45][46][47]

Direito de resposta de Leonel Brizola [ editar | editar codigo-fonte ]

Leonel Brizola recebeu direito de resposta a ser veiculado pelo Jornal Nacional ap6s dois anos
de disputa judicial.

Em 15 de margo de 1994, a TV Globo colocou no ar, durante o Jornal Nacional, o direito de
resposta obtido pelo entdo governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, apds dois anos de
disputa judicial.

[48] Brizola havia entrado na justica pedindo direito de resposta em 1992, em funcdo da matéria
ofensiva referente a uma carta que ele enviou ao entédo prefeito Marcello Alencar.[49]

Na resposta que foi ao ar, lida pelo locutor Cid Moreira, Brizola dizia ndo reconhecer na Globo
"autoridade em matéria de liberdade de imprensa" e que a emissora teve "longa e cordial
convivéncia com 0s regimes autoritarios e com a ditadura de 20 anos que dominou nosso pais".
Brizola dizia ter sido "apontado como alguém de mente senil".

Na sequéncia, argumentava: "Ora, tenho 70 anos, 16 a menos que meu difamador, Roberto
Marinho, que tem 86 anos.

Se é este 0 conceito que tem sobre os homens de cabelos brancos, que os use para si".

[50] Em um artigo de retrospectiva em 2009 acerca da emersao do direito de resposta no
ordenamento juridico brasileiro, o portal Observatorio da Imprensa avaliou que "(...

) esse célebre episddio foi uma espécie de divisor de aguas no capitulo da liberdade de imprensa.
Soou como uma senha para a multiplicacdo de acdes e para a escalada de condenacgdes de
jornais e jornalistas que se seguiu".[49]

Eleicbes de 2006 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a Globo fez a cobertura das eleigcbes gerais de 2006.

A emissora teria atuado para prejudicar a campanha do entdo presidente Luiz Inacio Lula da Silva
a reeleicdo,[53] dando atencdo exagerada a fatos negativos envolvendo o PT.

Luiz Carlos Azenha, o reporter destacado para cobrir a campanha presidencial do candidato
tucano Geraldo Alckmin, confirma que houve a intencao de prejudicar o PT na cobertura.

[54] Segundo ele, "tinha sido determinado desde o Rio que as reportagens de economia
deveriam ser esquecidas porque supostamente poderiam beneficiar a reeleicao de Lula".

[54] Além disso, Azenha afirma que uma reportagem de www casa de aposta autoria
potencialmente danosa para o entdo candidato a governador de Sao Paulo, José Serra, foi
censurada pela Globo.

[54] As criticas a forma como estava cobrindo as elei¢des levaram a emissora a fazer,
internamente, um frustrado abaixo-assinado em apoio a www casa de aposta linha
editorial.[51][55]

O evento mais comentado pelos criticos foi quando, na véspera da votac¢ao do primeiro turno, a
TV Globo deu enorme destaque a imagem do dinheiro que havia sido apreendido no contexto do
Escandalo do Dossié.

[51][52] Hoje € sabido que o delegado da PF que havia comandado a operacéo convidou quatro
jornalistas para uma conversa reservada e repassou os CDs com as fotos.

A conversa foi inteiramente gravada e nela se pode ouvir os apelos do delegado para que as
imagens fossem parar na edicdo do Jornal Nacional do mesmo dia, 29 de setembro.

[51][52] No caso da TV Globo, ressalta-se que, na mesma noite em que exibiu as fotos, o
telejornal se absteve de informar sobre a tragédia do Voo Gol 1907, em que morreram 154
pessoas.

Assim, ao mesmo tempo em que a noticia ja repercutia no mundo inteiro, a edi¢cdo ao vivo do
jornal se dedicava somente a dar destaque a divulgacdo do escandalo politico.

[51][52] Por outro lado, segundo publicado pela emissora no Meméria Globo, era "impossivel dar
a noticia durante a exibicao do jornal, ja que ndo havia informa¢des concretas sobre o
acidente".[56]

" Os rumores de que um avido da Gol nao pousara no horario certo em Brasilia chegaram a



redacdo do Jornal Nacional por volta de 20h10, quando o telejornal ja estava no ar.

A partir desses rumores, iniciou-se uma corrida frenética para verificar o que houve com o aviao,
com exatidao, para que ndo se criasse panico na populacao.

A primeira confirmacé&o era de que, de fato, um avido da Gol estava desaparecido desde as
18h10, mas a Infraero ndo confirmava a rota nem o nimero do voo.

Sem essas informacgdes, era impossivel divulgar uma informacgéo sobre o avido desaparecido,
sem provocar grande angustia em todos aqueles que tinham parentes ou amigos voando Gol.
Nao eram poucos: no dia 29 de setembro de 2006, 54 avides da Gol levantaram voo.

Cada um deles podia levar até 144 passageiros; a ocupacao média era de 80% dos assentos.
A Gol calcula que transportou naquele dia 6 200 pessoas.

N&o divulgar o niumero do voo ou a rota seria colocar sob suspei¢éo todos os 54 voos, um
procedimento que um telejornal lider de audiéncia, visto por milhées, ndo pode fazer.

Enquanto esteve no ar, até as 20h45, o Jornal Nacional, e nenhum outro telejornal de outra
emissora, conseguiu esses dados."

Algumas semanas apos o fim das elei¢des, Rodrigo Vianna, repérter que estava se desligando
da emissora, divulgou uma carta aberta onde critica varias das posturas da emissora durante o
periodo eleitoral, dando www casa de aposta visdo de como 0S processos se davam
internamente.

[57] Na carta, Vianna diz, assim como Azenha, que a direcdo da emissora barrou reportagens e
investigagcdes que envolvessem o PSDB e o entdo candidato ao governo de Sao Paulo, José
Serra.

[53] Segundo ele, alguns jornalistas questionaram as opg¢des editoriais da Globo, mas nao
receberam respostas convincentes de seus superiores.

[53] Logo apos as elei¢des, Vianna foi afastado da cobertura politica e destacado para atuar nos
jornais locais.

[53] O comentarista politico Franklin Martins, que mais tarde se tornaria Secretario de
Comunicagdo Social de Lula, também foi afastado.

[53] Segundo Vianna, "Do Bom dia Brasil ao Jornal da Globo, temos um desfile de gente que
estd do mesmo lado".[53]

Eleicdes de 2010 [ editar | editar codigo-fonte ]

Jingle de aniversério [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 19 de abril de 2010, a emissora tirou do ar, logo apos o primeiro dia de veiculacéo, a
campanha de comemoracgéo de aniversario dos 45 anos da rede por ter sido acusada de estar
fazendo campanha subliminar a José Serra, candidato a presidente pelo PSDB.[58]

A emissora afirma que o filme foi criado em novembro de 2009, quando "nao existiam nem
candidaturas muito menos slogans, mas a TV Globo ndo pretende dar pretexto para ser acusada
de ser tendenciosa e estéa suspendendo a veiculagdo do filme.

"[58] O colunista Luis Nassif, no entanto, contestou a justificativa da emissora,[59] afirmando que
a campanha teria sido gravada em 14 de abiril, trés dias depois que Serra langcou www casa de
aposta pré-candidatura, apontando para isso noticias do préprio portal da Globo.com.[60]
Agressao a Joseé Serra [ editar | editar codigo-fonte ]

Uma reportagem apresentada pela Globo no segundo turno da campanha apontava que José
Serra havia sido agredido com um rolo de fita por militantes petistas durante um ato da
campanha no Rio de Janeiro, passando mal em seguida e dirigindo-se a um hospital onde foi
examinado.

Ele teria cancelado os demais compromissos do dia por ordem médica.

Entretanto, uma reportagem do SBT mostrou que Serra havia sido atingido por uma bolinha de
papel, continuou caminhando até receber um telefonema, e entdo, 20 minutos depois,[61] € que
levou a méo a cabeca para se queixar do "golpe".

Serra teria, entdo, feito uma tomografia, mas nao foi encontrado nenhum ferimento.[61]

No dia 21 de outubro de 2010, a Folha de S.

Paulo publicou uma reportagem na qual revelava que Serra havia sido atingido por um rolo de
fita adesiva depois da bola de papel.



[62] No mesmo dia, o Jornal Nacional levou ao ar uma reportagem completa sobre o assunto.
Em 22 de outubro, ambos Folha e O Estado de S.

Paulo confirmaram que Serra fora atingido em dois momentos: primeiro por uma bola de papel, e
depois por um rolo de fita.

O SBT também confirmou em seu telejornal SBT Brasil que as imagens da bolinha de papel
eram anteriores ao ataque com o rolo.

[63] Cinco dias depois, a revista Veja publicou uma reportagem intitulada "Pau na democracia”,
cuja possuia trechos na qual o jornalista F4bio Portela acusava o SBT de omitir o rolo de fita que
fora jogado a cabeca de Serra.

[64] O canal, por www casa de aposta vez, respondeu que "o telejornal SBT Brasil veiculado no
dia do episddio, quarta-feira 20, exibiu apenas as imagens captadas por nossas cameras, que
registraram o incidente com a bolinha de papel.

Até aquele momento ndo tinhamos conhecimento de outro video captado por um jornalista da
Folha de S.

Paulo, por celular, que mostrava o episddio posterior, em que um rolo de fita crepe atinge a
cabeca do candidato Serra.

Quando tomou conhecimento desse novo fato, o SBT tratou de registra-lo no mesmo dia em seu
telejornal da meia-noite.

No SBT Brasil do dia seguinte, quinta-feira, o apresentador Carlos Nascimento voltou ao assunto,
ressaltando que o segundo incidente nao fora captado pela equipe, mas frisou que o candidato
José Serra fora atingido duas vezes em um intervalo de poucos minutos."[65]" [...

] ndo houve, portanto, nenhuma disputa entre SBT e Globo sobre bolinha de papel.

Em todo o episodio, o mérito, a bem da verdade, foi da Folha de S.Paulo.

Foi o jornal quem noticiou primeiro a agressao a Serra com um rolo de fita adesiva.

Foi o jornal quem p6s na internet um video do momento da agresséao.

O Jornal Nacional, num trabalho independente, confirmou os achados da Folha."”

Eleicdo de 2012 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a TV Globo fez a cobertura do julgamento do caso conhecido
como Mensalao, que coincidiu com as eleigcbes municipais no Brasil em 2012.

No més de outubro de 2012, as vésperas do segundo turno das eleicdes municipais, o Jornal
Nacional dedicou 18 dos seus 32 minutos de duracdo para abordar o julgamento, tendo ainda
como agravante o fato da matéria ter ido ao ar imediatamente apds o fim do horario eleitoral,
gue, em Sao Paulo, foi encerrado com o programa de Fernando Haddad, candidato do PT.
Durante todo o segundo turno o noticiario do mensalao foi apresentado pelo telejornal sempre
logo apos ao fim do horério eleitoral.[66]

Manifestacfes de 2013 e impeachment de Dilma [ editar | editar cddigo-fonte ]

Manifestantes penduram efigie do ex-juiz Sergio Moro, como "traidor”, em frente ao prédio da 132
Vara da Justica Federal em Sao Paulo

Durante a série de manifestagdes populares que ocorreram em varias cidades brasileiras em
2013, protestos em frente as sedes da emissora aconteceram por todo o pais.

A sede da empresa em S&o Paulo teve estrume langado sobre a www casa de aposta fachada,
além dos muros terem sido pichados.

[67][68] No protesto na sede da emissora no Rio de Janeiro, os manifestantes entraram em
confronto com a policia.[69]

Em comentério feito no dia 12 de junho, o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, no Jornal da
Globo, afirmou que a grande maioria dos manifestantes seria composta por jovens de classe
média e que a manifestacéo seria decorrente de ignoréncia politica e do estimulo dos protestos
na Turquia.

Em tom provocador, Jabor questionou por que néo lutam contra a PEC 37 que, em www casa de
aposta opinido, seria um motivo mais legitimo.

Por fim, finaliza dizendo que os manifestantes talvez nem sequer saibam o que é a PEC 37 e que
ndo valham sequer os R$0,20 do aumento das passagens.

[70] No dia 17, em www casa de aposta se¢do na radio CBN, se desculpou por suas



declaracoes, afirmando que temia que a energia fosse gasta com uma reivindicagéo boba, mas
gue viu que o problema era muito maior.[71][72]

No processo de impeachment de Dilma Rousseff, a Globo foi acusada pela revista CartaCapital
de parcialidade.[73]

Eleicdes de 2022 [ editar | editar cédigo-fonte ]

Na eleicdo de 2022, a Globo foi acusada por grupos de direita de ter feito uma cobertura parcial
contra o presidente Jair Bolsonaro.

[74][75] O presidente Jair Bolsonaro ergueu uma faixa contra a emissora com os dizeres "Globo
Lixo" em fevereiro de 2021.[76]

O jornalista Datena acusou a emissora de se voltar contra o governo Bolsonaro por interesses
financeiros: "™O genro do Silvio Santos € ministro do Bolsonaro, isso é nepotismo? Acho que é.(...
) e ver quantos caras ai (no Globo) com parente que esses caras dessa Rede Globo que
trabalham para senador, deputado, governo (..).

Essa Globo, ela trabalha inteira para os governos que estao eleitos la.

Durante a ditadura militar, depois com o governo do Lula, ela trabalha direto pro governo.

S6 nédo trabalha agora pro Bolsonaro porque o Bolsonaro chutou o saco da Globo, mas ela
trabalhou pra todos esses governos.

Ela vai pro lado que esta ventando (..

) Agora que nao esta trabalhando pro Bolsonaro desce o cacete no Bolsonaro, mas sempre
trabalhou assim com governo, recebendo verba pra caramba.".[77]

O deputado Eduardo Bolsonaro acusou a emissora de esconder a delacado de Marcos Valério
para apoiar a candidatura de Luiz Inacio da Silva: "Ao contrario da Globo, a Record mostra que é
uma TV séria e repercute delacdo de Marcos Valério, onde ele detalha envolvimento de Lula com
0 assassinato do prefeito Celso Daniel e seus lagos com o PCC".

[78] O presidente Jair Bolsonaro acusou o apresentador William Bonner de defender a inocéncia
do presidente Luiz Inécio Lula da Silva: "O William Bonner se postou como um jurista.

'O senhor ndo deve mais nada a Justica'.

PO, o cara [Lula] foi condenado em trés instancias por unanimidade.

Vocé vé varios delatores devolvendo R$ 6 bilhdes (...

) O Bonner, no meu entender, tem muita chance de ir para o Supremo Tribunal Federal.

Porgque vocé néo precisa sequer ser advogado.

Tem que ter conhecimento juridico.

E o Bonner demonstrou conhecimento juridico, né".[79]

Jornalistas da Rede Globo foram hostilizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro
durante a cobertura do Dia da Padroeira em Aparecida (Sao Paulo).

[80] Outra equipe da Globo que cobria um ato de campanha de Bolsonaro foi hostilizada no Rio
de Janeiro.

[81] A quatro dias do segundo turno, um editorial do Jornal da Globo acusou a campanha do
presidente Jair Bolsonaro de "apostar na confuséao”.[82]

Um video que mostra jornalistas da TV Globo comemorando o resultado da elei¢céo presidencial
vencida por Luiz Inacio Lula da Silva viralizou nas redes sociais.

A emissora emitiu um comunicado em que "lamentou” a atitude de um pequeno grupo que se
esqueceu dos principios editoriais da empresa.[83]

Censura imposta a TV Globo [ editar | editar cdédigo-fonte ]

Em novembro de 2018, a divisdo de homicidios da Policia Civil do Brasil e o Ministério Publico do
Rio de Janeiro entraram com processo judicial pedindo que a TV Globo fosse proibida de
divulgar qualquer informacé&o do inquérito policial que apura o assassinato da vereadora Marielle
Franco e do motorista Anderson Gomes.

Gustavo Gomes Kalil, que é o juiz da quarta vara criminal do Rio de Janeiro aceitou o pedido,
argumentando que a TV Globo vazava contetdo dos autos de forma "prejudicial”, expondo dados
das investigacoes e das testemunhas.

[84] Porém, os dados até entdo divulgados pela TV Globo foram reportados sem exp6r
informagdes pessoais, com alguns sendo apresentados de forma and6nima.



A TV Globo disse que a decisao judicial foi excessiva e que fere gravemente a liberdade de
imprensa.[85]

A Associacao Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota:

A Abraji considera que a decisdo do juiz viola o direito dos brasileiros a livre circulacao de
informacdes de interesse publico.

A imposicao de censura é uma afronta & Constitui¢ao.

A liberdade de imprensa, fundamental para a democracia, deveria ser resguardada por todas as
instancias do Poder Judiciario, mas é frequentemente ignorada por juizes que, meses ou anos
depois, sdo desautorizados por tribunais superiores.

Nesse meio tempo, o direito dos cidadaos de serem informados fica suspenso, o0 que gera
prejuizos irreparaveis para a sociedade.

O caso em questdo é um exemplo dessa pratica absurda, que precisa acabar.

Cabe ao Poder Judiciario preservar direitos constitucionais, ndo ataca-los." [ 86 ]

Jornalista Glenn Greenwald, um dos editores do site The Intercept.

Em entrevista para a Agéncia Publica, ap0s as primeiras revelacées do The Intercept sobre as
acOes do ex-juiz Sergio Moro na Lava Jato, Glenn Greenwald falou que a TV Globo e a "grande
midia"”, com excecao do jornal Folha de S.

Paulo e jornalistas independentes, trabalharam com a Lava Jato "publicando o que a forca-tarefa
gueria que eles publicassem."[87]

"Quando vocé denuncia agOes de corruptos ou trata de problemas sobre o governo, ele sempre
tenta distrair falando somente sobre quem revelou essa corrupgao, quem divulgou esses crimes
para criminalizar pessoas, jornalistas ou fontes que revelaram o material.

Essa estratégia, ndo dos jornalistas, € o que a Globo esta usando.

Porque a Globo e a forga-tarefa da Lava Jato sao parceiras.

E os documentos mostram isso, né? Nao € s6 eu que estou falando isso por causa da Globo.
Os documentos mostram como Moro e Deltan estdo trabalhando juntos com a Globo e nds
vamos reportar, entao eu sei disso ja e a reportagem esta mostrando.

Mas o resto da grande midia esta tratando a historia com a gravidade que merece.

E impossivel para todo mundo que esta lendo esse material defender o que Moro fez.Impossivel!
[...
] posso falar que exatamente como disse hoje, a Globo foi para a forca-tarefa da Lava Jato
aliada, amiga, parceira, socia.

Assim como a forga-tarefa da Lava Jato foi o mesmo para a Globo.

" Glenn Greenwald [ 87 ]

A emissora rebateu as criticas de Greenwald em nota, ao dizer que Gleen de fato havia entrado
em contato com eles para propor uma nova parceria jornalistica, por conta do trabalho que havia
sido feito sobre as revelacdes da vigilancia global de Edward Snowden.

A Globo afirmou que, apesar de ter oferecido o material, o jornalista ndo quis disponibilizar
informacdes sobre o contetido das revelacdes e sobre a origem dos dados.

Por conta disto, a emissora teria recusado a oferta.

Na sexta, dia 7 de junho, Greenwald mandou um email afirmando que nédo recebeu nenhuma
resposta da Globo e que devia supor que a emissora ndo estava interessada em reportar este
material.

N&o houve contatos posteriores entre as partes.[88]"[...

] causam indignacéo e revolta os ataques que ele desfere contra a Globo na entrevista publicada
na Agéncia Publica.

Se a avaliacéo dele em relag&o ao jornalismo da Globo e a cobertura da Lava-Jato nos ultimos
cinco anos € esta exposta na entrevista, por que insistiu tanto para repetir "uma parceria
vitoriosa" e ser tema de um dos programas de maior prestigio da emissora? A Globo cobriu a
Lava-Jato com correcéo e objetividade, relatando seus desdobramentos em outras instancias,
abrindo sempre espaco para a defesa dos acusados.

O comportamento de Greenwald nos episodios aqui narrados permite ao publico julgar o carater
dele." Rede Globo [ 88 ]



Ricardo Kotscho, escrevendo para o Observatério da Imprensa, criticou a cobertura jornalistica do
SBT, TV Globo e RecordTV dada aos fatos em relacdo aos hackers e ao The Intercept:

[ 89 ] "E isso que esta acontecendo no Brasil bolsonariano, com essa historia rocambolesca dos
hackers fajutos de Araraquara, para esconder o que ja foi apurado e denunciado pelo The
Intercept e outros veiculos sobre o modus operandi do ex-juiz Sergio Moro e seus procuradores
amestrados.

Mas essa blindagem s6 € possivel porque as trés grandes redes de TV do pais formaram uma
rede de protecdo que esconde o mais importante — o conteudo toxico dos didlogos de Moro com
os procuradores da Lava Jato — para noticiar a exaustdo o modus operandi dos hackers
tabajaras.

Globo, Record e SBT deixaram o jornalismo de lado para formar uma rede nacional com
noticiario Unico, pautado somente por seus interesses comerciais e politicos, assim como fizeram
durante a ultima campanha presidencial.

(-

) Ja a Globo, como de costume, é mais sofisticada, mais sinuosa, da um ar de seriedade
olimpica aos Bonners do JN e nao perde a chance de publicar editoriais sobre a www casa de
aposta 'isencéo e imparcialidade’, como se todo mundo fosse idiota."

Relacdes com o prefeito Marcello Crivella [ editar | editar codigo-fonte ]

Em abril de 2019, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella se recusou a responder uma
jornalista e a empurrou.

Ele foi questionado sobre o fim das interdigcdes que ocorria no Rio de Janeiro apds um temporal.
Marcelo Crivella acusou a reporter que trabalha na TV Globo de "fazer campanha contra o Rio de
Janeiro".[85]

Ap6és insisténcia da reporter atras da informacao, Crivella virou-se de costas para a reporter e a
empurrou para afastar o microfone: "N&o, nao quero falar com vocés".

Crivella acusou a TV Globo de fazer "chantagem" e "campanha politica" por mostrar os
problemas da cidade do Rio de Janeiro: "o que a Globo quer é dinheiro em www casa de aposta
propaganda.

O que ela quer é que a gente faca uma festa no Carnaval e ela possa vender 240 milhdes de
reais com a prefeitura pagando todo o Carnaval."[85]

A Associacéao Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota:

“[Crivella estava em] ato ndo condizente com 0s principios constitucionais da transparéncia na
administracdo publica e da garantia do acesso a informacdes publicas (.

) A Abraji considera a atitude do prefeito diante dos questionamentos de Larissa Schmidt
incompativel com seu cargo.

Agentes publicos tém o dever de fornecer informacdes sobre suas atividades e de respeitar o
trabalho dos jornalistas de levar tais informag6es ao publico.

Discriminar meios de comunicacgao é antidemocratico e fere a liberdade de imprensa.[ 85 ]

No dia 16 de dezembro de 2019, a juiza Alessandra Cristina Tufvesson, da 8.

@ Vara de Fazenda Publica do Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro, concede liminar a
TV Globo e a outros veiculos do Grupo Globo que permite o acesso de suas equipes de
jornalismo a eventos e entrevistas coletivas organizados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, ap0s
o prefeito do municipio, Marcelo Crivella, cortar relagdes com os veiculos e ordenar que 0s
mesmos fossem barrados pelas equipes de seguranca, como reacao a dendncias de corrupcéo
envolvendo o prefeito em matéria publicada pelo jornal O Globo em 2 de dezembro.[90]

Em 1995 a TV Globo colocou ao ar a minissérie Decadéncia de Dias Gomes inspirada nas
palavras do empreséario e televangelista Edir Macedo.

Na opinido de Edir essa minissérie foi um ataque direto aos valores dos protestantes.

[92] Em 2009 o programa protestante Fala Que Eu Te Escuto, da Igreja Universal do Reino de



Deus, exibido na RecordTV, mostrou imagens de templos em varias capitais do Brasil, lotados
para uma vigilia nomeada de "Protesto Contra a TV Globo".

Transmissdes ao vivo mostraram testemunhos de pessoas que diziam nunca mais sintonizar a
Globo.[93]

Durante a campanha das elei¢cbes municipais do Rio de Janeiro de 2016, Marcelo Crivella
classificou a TV Globo como "inimiga jurada” de www casa de aposta campanha e disse que
"Roberto (Marinho), 14 do céu, deve estar triste".

[94] e se negou a participar de sabatinas no RJTV, alegando que a emissora fora responsavel
por uma "cobertura manipuladora e tendenciosa".

[95] O candidato entrou ainda com uma representacao contra a emissora no Tribunal Regional
Eleitoral.

No entanto, seus pedidos por direito de resposta foram rejeitados pelo tribunal.

[96] Apds as elei¢des, o0 Fala Que Eu Te Escuto alegou que Crivella "foi alvo de uma intensa
campanha negativa da midia, principalmente no segundo turno".

O programa listou a TV Globo e o jornal O Globo como alguns dos veiculos de midias mais
"agressivos".[97]

Outras igrejas evangélicas [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 2014, um quadro do programa humoristico Zorra Total, intitulado "Igreja Admilsista do Sétimo
Digito", mostrou um falso pastor que fez uma sesséo de descarrego onde induzia os fiéis a
pagarem dizimos mais altos.

O mestre em Teologia Michelson Borges considera o que a Globo fez como blasfémia e
desrespeito contra os adventistas.

"Usaram dezenas de vezes as palavras 'aleluia’ e 'gléria’, em meio ao puro deboche,
pronunciadas por personagens ridiculos", disse o académico.

Em defesa, a emissora afirmou que o personagem é ficcional e nega ter preconceito com a igreja
evangeélica.

"Zorra Total € um programa humoristico, que nao tem outro objetivo sendo o de entreter e divertir,
sem compromisso com a realidade, como registramos ao final de cada epis6dio.[98]

Em 2015, o programa T4 no Ar: a TV na TV mostrou a "Galinha Convertidinha", versao satirizada
do personagem infantil Galinha Pintadinha, o que suscitou criticas entre evangélicos.

[99] Também foi feita a verséo "Galinha Mugulmana Pintadinha".[100]

Transmisséo de eventos esportivos [ editar | editar codigo-fonte |

Acho que a CBF nédo tem uma interferéncia dentro do futebol tdo grande.

A CBF cuida apenas da Selecao Brasileira.

Quem realmente cuida do futebol brasileiro é a Globo.

A gente sabe que a Globo trabalha na dependéncia da novela.

A gente brinca aqui no Coritiba que 0s jogos de quarta-feira s6 rolam depois do ultimo beijo da
novela.

- Alex, jogador do Coritiba[101]

A TV Globo é frequentemente acusada de deter o monopdlio das transmissfées esportivas,
principalmente do Campeonato Brasileiro de Futebol.

A Rede Record acusou a emissora de manter a divisdo da transmissdao do campeonato brasileiro
apenas com a Rede Bandeirantes por ela ndo concorrer em termos de audiéncia.

[102] A parceria com a Bandeirantes chegou ao fim em 2016 quando a Band anunciou www casa
de aposta saida em funcéo da crise econémica de 2014.

Em um comunicado, a emissora divulgou que "Durante as ultimas dez temporadas, Band e
Globo caminharam lado a lado na exibicdo do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A, com
mutuos beneficios e em perfeita sintonia.

Contudo, em que pese o0 enorme esforco de ambas as empresas para viabilizarem a
continuidade da exposi¢cao conjunta dessa competicdo, 0 agravamento da crise econémica
impediu a Band de prosseguir com esse licenciamento, a partir da temporada 2016."[103]

Em 20 de outubro de 2010, depois de 10 anos de tentativas, o Conselho Administrativo de
Defesa Econdmica (CADE) emitiu orientacdo ao Clube dos 13 (grupo que reune 20 grandes



times do futebol brasileiro, mas é chamado Clube dos 13) para que os direitos de transmissao do
Campeonato Brasileiro fossem dados a partir de um leildo.

[104] Apesar disso, o Clube dos 13 desrespeitou a orientagdo do CADE e firmou contrato com a
TV Globo para todas as midias.[105][105]

Segundo matéria do Esporte Fantastico da Rede Record, exibida em 17 de agosto de 2013, a
Globo seria a principal responsavel pelo baixo publico presente nas partidas do Campeonato
Brasileiro de Futebol daguele ano.

[102] Segundo a reportagem, a pratica da emissora carioca de for¢ar a exibicdo das partidas apés
o final da novela das nove, com inicio por volta das 22 horas, inibe a presenca do publico nos
estadios.

[102] A Record conseguiu adquirir os direitos de transmissdo de eventos esportivos como
Olimpiadas de Inverno de 2010, Jogos Pan-americanos de 2011, Olimpiadas de 2012,
Olimpiadas de Inverno de 2014, Jogos Pan-americanos de 2015 e Olimpiadas de 2016 (essa
Gltima em parceria com a Globo e a Band).

Apesar disso, a Globo manteve o direito de transmisséo da Copa do Mundo FIFA de 2018 e de
2022, num processo de concorréncia criticado pela Record por www casa de aposta "falta de
transparéncia”.[106]

Em dezembro de 2015, o Grupo Globo assinou parceria com o Comité Olimpico Brasileiro, que
assegura a exclusividade de transmissdo em TV aberta para o Brasil dos Jogos Olimpicos entre
as edi¢Oes de 2020 e 2032.

O acordo abrange também os Jogos Olimpicos de Inverno de Pyeongchang, em 2018, e em
Pequim, em 2022, além de todos eventos do COI até 2032 ainda sem sedes definidas.[107]
Jornalistas holandeses do jornal diério, Trouw, demonstraram que a TV Globo foi mencionada no
Panama Papers "vérias vezes" em uma investigacdo de lavagem de dinheiro do banco De
Nederlandsche, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas "transacgdes financeiras
irregulares" usando paraisos fiscais, supostamente com a finalidade de pagar os direitos de
transmissao da Copa Libertadores.[108]

Eu quero pedir desculpas ao Sidéo por essa ironia de mau gosto com esse troféu ridiculo, o
Sidao é um trabalhador honesto e merece respeito de todos, me desculpe mesmo! - Casagrande,
comentarista esportivo da Rede Globo

Em 12 de maio de 2019, o goleiro Sidao foi exposto de maneira vexatdria ao vivo durante a
transmissao de uma partida do Campeonato Brasileiro, apds a derrota do time que defendia,
nesse caso 0 Vasco contra a equipe do Santos, por 3 a 0.

O atleta, na ocasiao, havia cometido falhas grotescas durante a partida, principalmente nos
lances que resultaram nos dois primeiros gols da equipe paulista.

Sidao foi escolhido como Craque do Jogo, uma votacao popular feita para determinar o melhor
jogador da partida pelos internautas no portal GloboEsporte.

com, que naquele dia implantou mudancas no método de votagéo.

De acordo com o portal UOL, a escolha de jogadores para a votacéao era filtrada pela emissora, o
gue nao ocorreu na partida ocorrida no dia 12 de maio.

A pedido do departamento comercial, as op¢des de jogadores foram expandidas na tentativa de
vender um projeto parecido com o da Budweiser na Copa do Mundo da Russia.

Apesar de possiveis problemas, a equipe da emissora decidiu seguir o protocolo e entregou o
troféu ao jogador, de maneira constrangedora, quanto para o goleiro, quanto para a repérter Julia
Guimaréaes no gramado.

Durante a partida, uma campanha virtual foi realizada por torcedores via redes sociais, que
escolheram propositalmente o jogador para ganhar o titulo.[109][110]

Apos o final da partida, inimeras criticas surgiram por parte de jogadores, comentaristas
(principalmente de Walter Casagrande em seu Instagram, que chamou o troféu de "ridiculo")[111]
e outros profissionais do esporte, que viram a atitude da Globo como "desrespeitosa” a honra do
jogador.

[112][113] O Grupo Globo emitiu um pedido de desculpas em um de seus portais e comunicou
que o método de votacao do prémio sera alterado, mas que mantera a votacao popular.[114]



Acusac0Oes de fraudes [ editar | editar codigo-fonte ]

Entre 2010 e 2012, o conglomerado foi notificado 776 vezes por sonegacao fiscal.

[115] Em uma destas lavagens de dinheiro nos Estados Unidos foi depositado 1,6 bilhdo através

do Banestado.

[116] A maior parte das autuacdes envolve a apreenséo de equipamentos, sem o recolhimento de
impostos, no Aeroporto do Galedo, no Rio de Janeiro.

[115] Ainda segundo a Receita, a empresa praticou fraude contabil ao negociar um perdao de 158
milhdes de reais em dividas com o banco JP Morgan em 2005.

[2] A emissora, multada em 730 milhdes de reais, contesta a cobranca, mas foi derrotada em
uma das instancias do Ministério da Fazenda, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais,

em setembro de 2013.[2]

Além disso, o conglomerado teria sonegado o Imposto de Renda ao usar um paraiso fiscal para
comprar os direitos de transmissao da Copa do Mundo FIFA de 2002.

Apés o término das investigagfes, em outubro de 2006, a Receita Federal quis cobrar multa de
615 milhdes de reais da emissora.

No entanto, semanas depois 0 processo desapareceu da sede da Receita no Rio de Janeiro.

Em janeiro de 2013, a funcionéaria da Receita, Cristina Maris Meinick Ribeiro, foi condenada pela

Justica a quatro anos de prisdo como responsavel pelo sumico.

No processo, ela afirmou ter agido por livre e espontanea vontade.[2]

Um documento datado de 15 de setembro de 2006, liberado pelo site WikiLeaks em 2013, cita
gue a TV Globo repassou a UNESCO apenas 10% do valor arrecadado desde 1986 com a
campanha (a época 94,8 milhdes de reais).

[117][118] Numa nota ao portal R7, a emissora respondeu: "A Globo desconhece os documentos
citados.(...

) [No] acordo, ndo existe qualquer clausula prevendo pagamento de taxa de administracao.

Todos os custos referentes a gestdo e administracdo do fundo Crianca Esperanca, a cargo da
Unesco, sdo integralmente pagos pela TV Globo com recursos proprios.

"[119] Em 2011, a UNESCO divulgou comunicado em que esclarecia os boatos sobre a suposta
sonegagao.

Segundo o 6rgéo, "por se tratar de uma agéncia das Nac¢des Unidas, doac¢des para a Unesco nao
sdo dedutiveis no Imposto de Renda, que veta supressao de contribui¢des feitas a organismos
internacionais.[120]

Em 2016, jornalistas holandeses do jornal diario, Trouw, demonstraram que a TV Globo foi
mencionada "varias vezes" em uma investigacdo de lavagem de dinheiro do banco De
Nederlandsche, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas "transacgdes financeiras
irregulares" usando paraisos fiscais, supostamente com a finalidade de pagar os direitos de
transmissao da Copa Libertadores.[108]

Beyond Citizen Kane [ editar | editar codigo-fonte ]

Chico Buarque participou de Beyond Citizen Kane, concedendo um depoimento para a equipe de
producéo.

Em 1993, o Channel Four, uma grande cadeia de TV britanica, exibiu um filme, criado por Simon
Hartog e intitulado Beyond Citizen Kane, que conta a historia da Rede Globo de Televisdo e suas
"acdes sombrias" no pais até o ano de 1990.

[121][122] O documentério foi proibido no Brasil desde 1994, gracas a uma ac¢ao judicial movida
por Roberto Marinho.

Existem poucas cépias em circulacdo no Brasil, além de versdes piratas circulando pela internet,
como no YouTube.

[122] O filme conta com a participagdo de alguns artistas e politicos, como Luiz Inacio Lula da
Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Olivetto.

O documentario jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibicdo que ocorreria no
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi proibida pelo entdo presidente da Republica, Itamar
Franco.[122]

No pais, o documentario recebeu o titulo de Muito Além do Cidadao Kane.



O titulo teve origem no personagem Charles Foster Kane, criado em 1941 por Orson Welles para
o filme Citizen Kane, que por www casa de aposta vez, tratava-se de um drama de ficcao
baseado na trajetéria de William Randolph Hearst, magnata da comunicacdo nos Estados Unidos.
Segundo o documentério, a Globo empregaria a mesma manipulacdo de noticias para influenciar
a opinido publica como fazia Kane no filme.

[122] De acordo com matéria veiculada na Folha Online em 28 de agosto de 2009, a produtora
gue montou a filmagem é independente e a televisdo publica britanica ndo teve qualquer relacdo
com seu desenvolvimento.

Ja a Record sustenta que a BBC, outra emissora publica do Reino Unido, estaria relacionada
com www casa de aposta produc¢ao.[123]

O documentario € dividido em 4 partes:

na primeira parte € mostrada a relagéo entre a TV Globo e o periodo militar, em que se veem
fatos sociais que ocorreram no pais em decorréncia do governo;

na segunda parte apresenta-se o acordo firmado entre a Globo e o grupo Time-Life; [ 123 ]

na terceira parte evidencia-se o poder do proprietario da emissora, Roberto Marinho.

Mostra-se também o suposto apoio da mesma a saida dos militares do poder, na figura do
candidato a presidéncia da Republica Tancredo Neves; [ 124 ]

na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostram-se as claras "os
envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelo o Grupo Globo em suas
obscuras parcerias para com o poder em Brasilia".

Contudo, o documentario ndo apresenta fontes primérias, apenas entrevistas.[ 122 ]

A Globo tentou comprar os direitos de exibi¢do do filme.

[123] Entretanto, antes de morrer, Hartog formou um acordo com organizagdes brasileiras para
que os direitos de exibicdo do documentério ndo caissem nas méaos da emissora, a fim de que
este pudesse ser amplamente conhecido tanto por organizacdes politicas quanto culturais.

O canal perdeu o interesse em comprar o filme quando os advogados da emissora descobriram
tal acordo, mas até hoje uma deciséo judicial proibe a exibicdo de Beyond Citizen Kane no Brasil.
[122] De acordo com a Folha de S.

Paulo, na década de 1990, a direcdo da Record havia tentado comprar os direitos de exibi¢cdo do
documentario, mas "percebeu que haveria uma disputa judicial com a TV Globo a respeito das
muitas imagens retiradas da programacao deles.

Entdo decidiu ndo compra-lo".

[124] No entanto, em agosto de 2009, no auge de uma troca de acusa¢fes muatuas entre as
emissoras, provocadas por acusagoes de lavagem de dinheiro da Igreja Universal do Reino de
Deus, a Record comprou os direitos de transmissdo do documentario por aproximadamente 20
mil dblares, e espera a autoriza¢do da justica para transmiti-lo.[123]

"E assim, usando uma grande rede de televisao, [...

] uma grande vendedora agindo diretamente junto ao publico infantil induzindo a que criancas
pedissem aos pais para comprarem, [...

] associados ao insuspeito 'titio' Artur Falk, foi dado um dos maiores golpes — conto do vigario —
na populacéo tola, que acredita na Rede Globo, que compra os produtos que ela anuncia, que
doa para as "instituicdes de caridade", abencoadas pela Globo.

Pobre populacao ludibriada que se comove com os trambiques glamourizados da televisao".
Observatério da Imprensa.

[ 125 ] -Antonio Paiva Rodrigues,

No inicio da década de 1990, com a finalidade de concorrer com a Tele Sena, pertencente a
Silvio Santos e seu conglomerado,[126] a Globo langcou em parceria com a Interunion
Capitalizacdo, pertencente ao banqueiro Artur Falk, um titulo de capitalizag&o intitulado Papa-
Tudo, que tinha César Filho e Fausto Silva como apresentadores e Xuxa Meneghel como garota-
propaganda.

[127] A venda era semelhante a da concorrente supracitada: o titulo era adquirido em casas
lotéricas e unidades da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e, caso o comprador nao
fosse contemplado, poderia resgatar metade do valor pago ap4s um ano ou comprar um novo



titulo pela metade do preco.

[125] Antes mesmo do langamento, o jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, disse
gue "aquilo cheirava a um grande golpe e que né&o tinha uma chance em um milh&o de dar certo
um empreendimento entre Artur Falk e Roberto Marinho."[125]

Consoante o Observatorio da Imprensa, "prometiam que, além da recompra garantida, os futuros
compradores ainda concorreriam a grandes prémios milionarios e parte da arrecadacao ainda
seria destinada a instituicdes de caridade.

E numa colossal e obscena 'piramide’, infestaram o Brasil inteiro com promessas milagrosas de
enriquecimento facil, sempre tendo a frente a exclusividade da Globo, a insuspeita Xuxa e a
benemeréncia de instituicbes de caridade.

Embalado pelos heréis da Globo e pelos '‘embaixadores' da Unicef, o pais inteiro comprou,
muitas e muitas vezes, os bilhetinhos do 'titio" Artur Falk, veiculados pela TV Globo e apresentado
pela irrepreensivel Xuxa.

"[125] Entretanto, chegou uma época em que a ECT e as lotéricas pararam de resgatar 0s
bilhetes, pois nao recebiam os prémios do Papa-Tudo.

O titulo anunciou que indenizaria os compradores, mas tal ato ndo ocorreu.

Todo o escandalo culminou na priséo de Artur Falk sob a acusacéo de estelionato.

Por outro lado, ninguém da emissora foi responsabilizado.[125][127]

Compra da TV Paulista [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 1955, Oswaldo Ortiz Monteiro decidiu vender a TV Paulista, a qual era proprietario, as
Organizacdes Victor Costa, devido as dificuldades enfrentadas pela emissora.

55% do capital da concessao, formada por 15.

099 acdes, foi entregue ao conglomerado.

Victor Costa morreu enquanto aguardava a transferéncia da TV Paulista para seu nome ser
aprovada pelo entdo DENTEL.

O filho de Costa ficou no comando, embora as a¢des de controle ainda ficassem em nome dos
ex-acionistas.

Nove anos depois, ele vendeu o canal a Roberto Marinho, mesmo sem os documentos de
transferéncia, mas as acoes originais de controle continuaram em nome da familia Ortiz Monteiro
por mais 13 anos.

Em 1977, o DENTEL aprovou a transferéncia das a¢des dos Ortiz Monteiro para Roberto
Marinho, com base nos recibos e procuragdes apresentados pela Globo.

Entéo, a emissora foi transformada em TV Globo S&o Paulo.[128]

Apds a morte de Monteiro, em 1990, www casa de aposta familia comecou a investigar uma
possivel fraude na compra da TV Paulista pela TV Globo.

Uma pericia realizada no ano de 2003 pelo instituto paulista Del Picchia revelou que as
assinaturas foram falsificadas e incluiram desde nomes de pessoas falecidas antes da
transferéncia até o uso de maquinas de escrever que ainda ndo existiam na época do ato.

[129] Os advogados da emissora carioca, por outro lado, apresentaram parecer técnico do perito
Antonio Nunes da Silva atestando que os recibos e procura¢des em poder da familia Marinho
eram auténticos.

[130] Em 2010, foi confirmado pelo Superior Tribunal de Justica que os documentos eram
verdadeiros.

[131] Em contrapartida, quatro anos depois, o senador Roberto Requido, do PMDB do Parana,
protocolou no Senado um requerimento ao Ministério das Comunicac¢des com informacgdes sobre
0S supostos atos administrativos irregulares que aprovaram a transferéncia da concessao do
canal 5 a Marinho.[132]

Codificacdo do sinal da TV Diario nas parabdlicas [ editar | editar codigo-fonte ]

No dia 25 de fevereiro de 2009, a TV Diario, emissora pertencente ao Sistema Verdes Mares,
também proprietario da TV Verdes Mares, afiliada da Globo em Fortaleza, deixou de ser
transmitida pelo satélite de antenas parabdlicas, pela qual alcancava toda a América do Sul e
parte do Caribe, e pelas afiliadas que possuia pelo territorio brasileiro, deixando os
telespectadores surpresos.



Os que tentaram assistir a programacao da Diario pelas afiliadas passaram a acompanhar outras
redes a partir daquele dia.

[133] Consoante informacgfes anteriores e posteriores a saida da rede, a saida da programacgéao
da TV Diério do satélite deveu-se a pressdes do Grupo Globo ao Sistema Verdes Mares, que era
responsavel pela TV Verdes Mares, "por conta do excessivo crescimento da audiéncia da TV
Diario em muitos locais do pais, inclusive no eixo Rio-S&o Paulo, o que ameacava os nichos de
mercado da TV Globo".[134]

Ao sair do satélite, a emissora passou a restringir www casa de aposta cobertura apenas ao
estado do Ceard, além dos estados vizinhos e algumas cidades do interior do estado de Sao
Paulo pela TV aberta e sistemas de televisdo por assinatura, entre elas a Vocé TV, através da
DTHi, a partir de agosto de 2009.

[135] Com a saida da Diario do satélite, a Rede Unido tornou-se a Unica rede instalada no Cearéa
a exibir por satélite em todo o Brasil e todas as Américas (do Sul, Central, Norte e ilhas do
Caribe) partes da Europa e Africa.

[136] A TV Globo respondeu que "a TV Globo, como cabeca da Rede Globo, formada por 121
emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma que estes fiquem circunscritos
a seus territorios de cobertura.

Desta forma, em busca de uma harmonia entre todos e pelo respeito reciproco aos interesses, a
atuacéo da TV Diario estara restrita a seu territorio de cobertura, ndo sendo mais captada em
territérios de outras afiliadas.

Seu sinal permanecera no satélite, cobrindo o estado do Ceara, porém, codificado".

[137] A atitude da Globo foi amplamente criticada; moradores da regido Nordeste promoveram
um boicote ao canal de TV no dia 13 de mar¢o de 2009, mas 0 movimento nao repercutiu.

[138] Um acontecimento semelhante ocorreu com a Amazon Sat, de propriedade da Rede
Amazobnica, que entre 0os anos de 1998 e 2004 podia ser assistida pelas parabdlicas.

Entretanto, a partir dai o sinal foi codificado e somente pode ser captado por parabélicas com
receptor digital através da aquisi¢cédo de cartdo com o cédigo para decodificacao.

[134] A partir de 2014, a emissora voltou a ser transmitida nacionalmente, através do satélite
SES-6, utilizado pela Oi TV.[139]

Edicbes na Wikipédia [ editar | editar cdédigo-fonte ]

Em 8 de agosto de 2014, uma matéria do portal de O Globo[140] afirmou que um dispositivo
conectado a internet através da rede sem fio do Palacio do Planalto alterou, em maio de 2013,
informacdes das paginas de Miriam Leitdo e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia, com o
objetivo de difama-los.

As informacgdes inseridas no artigo de Miriam qualificavam suas analises e previsdes econémicas
como "desastrosas”, além de acusa-la de ter defendido "apaixonadamente” o banqueiro Daniel
Dantas quando este foi preso pela Policia Federal.

[141] Esta dltima acusacdo ocorreu em razdo de comentario de Miriam na rddio CBN em que ela
defendia a inocéncia de Dantas.[142]

O Palé&cio do Planalto, em nota, explicou que o endereco de IP usado na alteragéo era utilizado
tanto pela www casa de aposta rede interna quanto pela rede sem fio do Palacio.

Isso possibilitaria a qualquer visitante do Planalto realizar tal alteragéo.

[143] No entanto, o Planalto identificou o autor das alteragcbes como sendo um servidor da
Secretaria de Relagdes Institucionais e o funcionério foi exonerado.[144]

O Grupo Globo foi criticado por divulgar alteracdes das biografias de seus contratados na
Wikipédia, ferramenta de carater colaborativo e aberta a edicdo de todos e que, segundo seu
préprio criador, Jimmy Wales, ndo deve ser usada como fonte primaria de informacao.

[141] Também foram criticadas por sO terem noticiado as alteragdes em plena campanha eleitoral
de 2014.[141]

GravagOes em Tiradentes [ editar | editar codigo-fonte ]

A prefeitura da cidade de Tiradentes, controlada pelo PSDB em 1997, concedeu uma autorizagao
para que a emissora usasse a cidade para gravagodes, violando normas de patrimdnio historico
como por exemplo usar iluminacao forte e flashes de cameras em gravagdes dentro da igreja-



matriz da cidade.

Segundo a emissora, a intencdo é de elevar as rendas de turismo na cidade.[145]

O programa Fantéstico exibiu uma matéria no dia 29 de junho de 2014, intitulada "Mulheres sao
vistas como propriedade dos homens no Libano", falando sobre a violéncia contra a mulher nos
paises arabes, em especial, no Libano, e mostrando como as mulheres viram posse dos homens
apos o casamento e sdo vitimas de estupro, violéncia doméstica e assassinato.

[146] A Federacéo das Entidades Americano-Arabes disse em nota: "E imperativo enfrentar este
problema, que adquire contornos dramaticos em todo o mundo.

Mas é nosso dever alertar para o fato de que, dependendo de como a informacao é veiculada,
ela distorce completamente os fatos, e contribui sobremaneira para criar preconceito, estereétipos
e representagdes sociais negativas de um pais inteiro, por exemplo".[147]

O entdo jornalista Georges Bourdokan gravou um documentério sobre a Libia de Muammar
Gaddafi, que terminou por nao ser transmitido pela emissora nos anos 1970 por razdes até hoje
nao explicadas e que deram até o século XXI repercussdes na midia estrangeira.[148]

2. Www casa de aposta :beta roleta

- shs-alumni-scholarships.org

Poki tem a melhor selecao de jogos online gratis e oferece a experiéncia

mais divertida para jogar sozinho ou com amigos. Oferecemos jogo instantaneo para todos
0S nossos jogos sem downloads, login, popups ou outras distracdes. Nossos jogos podem
ser jogados no desktop, tablet e celular para que vocé possa aproveita-los em www casa de
aposta casa

ou na estrada. Todos os meses, mais de 50 milhdes de jogadores de todo o mundo jogam
uos afirmam que 1xBet estruturalmente deni5s as vitérias legitimas de jogadores com

0es de euros em www casa de aposta ganhos nao pagos. Em www casa de aposta janeiro de
2024, 1 xBET foi declarado

ido pelo Supremo Tribunal Holandés na Holanda. 1XBets — Wikipedia en.wikipedia : wiki
eBett é uma casa de apostas segura, pois € licenciada e regulada

N&o ha nenhum golpe

grupo e libertadores 2024

3. www casa de aposta :ceara esporte clube

Com grandes blocos, objetivos de ultima hora e transtornos chocantes netball esta causando uma
grande impresséo no cenario mundial.

O esporte 1 agora aparece nos Jogos da Commonwealth e tem ligas www casa de aposta todo o
mundo, bem como a Copa do Mundo de 1 Netball cada quatro anos.

Apesar de www casa de aposta proeminéncia global, um lugar que ainda ndo chegou € a
Olimpiada. Por mais do 1 50 anos pessoas www casa de aposta todos 0s niveis e areas da
modalidade tém feito lobby por ser incluida nos Jogos Olimpicos 1 Em 1995, o COI reconheceu
World Netball como uma Federacao Internacional (FIA), ou seja: poderia acessar alguns fundos
adicionais 1 mas nem sequer foi tdo longe quanto estar no evento dos jogos olimpicos;

Embora o COI ndo tenha excluido netball porque 1 € um esporte majoritario para mulheres, a falta
de investimento e consciéncia global - que geralmente afetam no desenvolvimento do 1 desporto
feminino www casa de aposta todo mundo — impediram-no chegar onde precisa estar.

Mas com um impulso renovado para a igualdade de género 1 no esporte e os Jogos Olimpicos
2032 que ocorrem na Australia, uma nacao forte netball (Netbol), ha esperancas é possivel 1 se
juntar ao programa olimpico www casa de aposta Brisbane.

O Netball é um esporte de equipe mais semelhante ao basquete e handebol. Duas 1 equipes com
sete jogadores jogam www casa de aposta uma quadra, marcam gols passando a bola pela corte
para joga-la na rede da 1 equipa adversaria ndia


https://www.dimen.com.br/grupo-e-libertadores-2024-2024-10-08-id-29126.html

Durante décadas, o netball concentrou-se principalmente nos paises da Commonwealth — foi
jogado pela primeira vez no Reino 1 Unido - e era relativamente desconhecido
internacionalmente.

"Quando eu inicialmente fui treinar www casa de aposta Bath, ninguém no Reino Unido ou
realmente sabia 1 muito sobre o netball profissional de elite. Ainda era um homem e seu cao que
viriam para jogos com apoios”, 1 disse Serena Guthrie (Jogos Internacionais) entre 2008-2024 a
Inglaterra na época da partida do futebol americano britdnico como jogadora aposentada 1 dos
Jogos Olimpicos."

"Nao havia muito interesse comercial no esporte ou algo assim. Entdo todos n6s meio que
fizemos isso pelo 1 amor, como a maioria das pessoas comecgando qualquer tipo de desporto.”
Mas durante www casa de aposta carreira, o interesse no jogo na Inglaterra 1 foi "para um nivel
diferente da noite para a manha" - multiddes www casa de aposta partidas e associacdes de
clubes comunitarios. Ela 1 disse que 0s esportes eram muito caros: isso se deve parcialmente a
medalha inglesa nos Jogos Commonwealth 2024, onde eles 1 incomodaram Australia!

Para que um novo esporte seja incluido nos Jogos Olimpicos, o pais anfitrido deve apresenta-lo
ao COl. Os paises 1 anfitrides tendem a propor esportes populares entre os publicos domésticos
e onde eles tém uma alta chance de medalhar: por 1 exemplo nas Olimpiadas Los Angeles 2028
softball (Bolsa), beisebol(Backet) lacrosse/Futebol Flag estdo no meio dos novos desporto...
Com a Australia sendo 1 o time de netball mais classificado no mundo e provavel ganhar ouro
www casa de aposta um possivel torneio, os Jogos Brisbane 2032 1 poderiam ser tempo do
Netbol para assumir as Olimpiadas. O Comité Organizador ndo respondeu aos varios pedidos da
www casa de aposta 1 entrevista

"Se vocé assistir a Copa do Mundo, se assiste aos Jogos da Commonwealth e qualquer um
desses jogos é 1 competicdo. A concorréncia de netball sempre serd uma qualidade tdo grande”,
disse Jenny van Dyk (treinadora) Spar Proteas na selecao 1 nacional sul-africana para o Netbol:
“Por que isso néo basta quando temos mulheres lutando www casa de aposta quadras com
formato diferente daquele 1 usado por todos?”

Grande parte dessa defesa precisa vir do World Netball, o 6rgéo internacional que governa a
modalidade”, disse Riana 1 Bezuidenhout.

"Acho que a lideranca dentro do netball, da World Netboll realmente precisa tomar uma posi¢ao
vigilante sobre isso. Eles tém 1 de provar nos ultimos 50 anos eles cresceram muito”, disse
Bezuidenhout a Reuters www casa de aposta um comunicado oficial na quarta-feira (26)

A 1 Netball recusou uma entrevista, referindo-se ao seu site para obter informacgdes sobre o
trabalho que ela tinha feito nas Olimpiadas.

"A 1 Netball parabeniza a cidade de Brisbane pelo andncio confirmando que sediara os Jogos
Olimpicos e Paralimpicos 2032, declarando www casa de aposta intengdo 1 www casa de aposta
trabalhar com o Netflix Australia para defender uma forte inclusédo da empresa nos jogos
olimpicos", diz um comunicado ap0s 1 anunciarem seus eventos.

Mas muito antes do netball se tornar um jogo de elite, deu as mulheres a liberdade para praticar 1
esporte www casa de aposta uma época na qual isso era desaprovado.

Quando o jogo de basquete estava apenas comec¢ando a ganhar destaque na 1 década da 1890
— mais ou menos ao mesmo tempo que os Jogos Olimpicos modernos -, as mulheres comegaram
jogando 1 uma versdo do game modificada para se adequarem aquilo www casa de aposta torno
daquilo no qual pessoas naquele momento percebiam ser um 1 fisico delicado e evoluindo alguns
anos depois até chegar a forma inicial.

Esta foi uma época www casa de aposta que as mulheres tinham 1 pouco acesso ao esporte, e
para aqueles com netball o jogo permitiu a "emancipacdo feminina" através da atividade fisica",
disse 1 Fiona McLachlan.

“No inicio dos anos 20 a 30, quando ha uma reagdo bastante negativa sobre as mulheres que
participam de 1 qualquer atividade fisica netball era um espaco e jogo www casa de aposta qual
elas podiam jogar”, disse McLachlan a www casa de aposta .

Desde 1 entéo, o esporte se tornou altamente fisico mas manteve um aspecto de seus primeiros
dias que até hoje torna Unico 1 — ainda € amplamente administrado por mulheres para as



Mulheres.

Falta de investimento e consciéncias,

E essa caracteristica pioneira — que o 1 torna diferente de qualquer outro jogo no mundo
esportivo -, e tem sido fundamental para manter a netball longe do 1 seu sonho olimpico.

Por ndo ser um esporte olimpico, o netball é pego www casa de aposta uma captura-22 onde ele
pode acessar financiamento 1 por causa da falta de desenvolvimento.

"O que esta segurando o netball de volta? Dinheiro. O dinheiro é retendo a redebol 1 para tras,
gueremos e precisamos do seu proprio"”, disse van Dyk."Temos habilidade com talento; temos
grandes treinadores mas nao podemos 1 dar toda nossa atencao ao esporte".

Essa falta de investimento esté ligada a auséncia da consciéncia www casa de aposta todo o
mundo. Apesar 1 do fato ser um dos esportes femininos mais populares nos paises onde é
amplamente jogado, netball recebe pouca cobertura midiatica 1 comparada a esporte como
futebol ou rugby

"Se vocé dividir o basico, para que a modalidade se desenvolva deve haver investimento 1 na
pratica. A falta de investimentos obviamente ir4 desencadear uma caréncia no desenvolvimento",
disse Bezuidenhout a Reuters www casa de aposta um comunicado 1 divulgado pela agéncia
estatal do esporte (BUS).

Para as pessoas no mundo do netball, ela disse: "Esse € 0 seu pao 1 e manteiga. fazendo Netboll
Vocé tende a pensar que ele seja um esporte final E isso tem muita importancia www casa de
aposta 1 www casa de aposta propria pequena vida Mas se vocé olhar para globalmente Como
bem conhecido E 80% dos outros paises Descobrir Que 1 alguns deles nem sabem O QUE NO
SE NETTOLBLE."

A profissionalizacdo do esporte tem se mostrado dificil globalmente, com apenas um 1 punhado
de paises que hospedam ligas profissionais e outros.

Guthrie tem esperanca de que, se atletas e érgaos governamentais trabalharem juntos 1 netball
pode "enxaguar através do teto vidros o investimento vai comecar a derramar para dentro no
esporte.”

"Qualquer um que ja 1 tenha ido a uma partida de netball ao vivo, é internacionalmente. E perto e
fisico; agressivos: crues sao totalmente convertidos 1 www casa de aposta 60 minutos”, disse
Guthrie."Entdo temos apenas mais pessoas pelas portas assistindo este esporte para acreditar
verdadeiramente no valor do 1 investimento”.

O ultimo impulso da Netball para o reconhecimento vem quando os Jogos Olimpicos de Paris
2024 se tornaram a primeira 1 vez que alcancaram paridade entre géneros no numero dos atletas
participantes.

No seu Projeto de Revisédo da Igualdade entre Homens e 1 Mulheres a partir do 2024, o COI
recomendou "igualdade total www casa de aposta cotas para atletas, bem como eventos com
medalhas dos 1 dois sexo" nos Jogos Olimpicos. Os jogos eliminaram alguns acontecimentos
apenas masculinos mas também enfatizaram os misto

Ironicamente, este foco na 1 paridade de género esta prejudicando as chances do netball se
tornar um esporte olimpico. Ao considerar novos esportes para adicionar 1 aos Jogos Olimpicos o
COl enfatiza eventos mistos ou jogado por homens e mulheres qualquer novo desporto deve ser
praticado 1 www casa de aposta 75 paises nos quatro continentes; E pelas Mulheres dos 40
Paises através da Carta Olimpica: mais que 20 milhdes 1 jogam no Netbol das 76 nacgbes
membros pelos cinco Continentees segundo a World Network Ball!

Uma solucéo potencial seria a inclusdo 1 de netball masculino ou misto. Embora historicamente
tenha sido um esporte feminino, 0s jogos masculinos e mistas tém vindo crescendo 1 nos ultimos
anos na Inglaterra cerca 20 mil homens jogam Netbol quinzenalmente (e muitos mais meninos
jogar no ensino fundamental), 1 segundo o Inglés Associacdo masculina & Mixed Network Ball
Association - EMMNA).

"Com as Olimpiadas, vocé precisa que o esporte tenha 1 participacdo tanto para homens quanto
mulheres enquanto netball tem sido apenas feminino”, disse Ryan Allan.

Enquanto havia uma vez um tabu 1 de meninos e homens jogando o que era considerado esporte
feminino, isso diminuiu. No passado houve alguma "trepidacdo” no mundo 1 do netball sobre os



jogadores masculinos jogarem mas tudo desapareceu - disse Lewis Keeling (jogador dos Thorns),
a equipe nacional 1 masculina da Inglaterra para se juntar ao time masculino”. Allan afirmou: 'Nés
sempre fomos mulheres'."

"Houve um pouco de barulho onde 1 o posicionamento era, 0s homens estédo vindo para assumir
e eles vao tomar conta do nosso esporte. Mas isso foi 1 algumas vozes que se foram
completamente nos Ultimos quatro anos porque esse nao é totalmente assim: celebramos este
ser uma 1 modalidade feminina", disse Allan ”.

Keeling observou que no mundo do netball masculino e misto, h4 sempre reconhecimento da
importancia dos 1 jogos femininos. Os lados masculinos ou 0s mesticos s6 querem aumentar o
esporte www casa de aposta todo a terra!

"Acho que todos podem 1 ver o crescimento do esporte no lado masculino e misto, mas isso sé
pode ajudar a netball como um todo. 1 Eu acho uma das coisas-chave sobre de onde sempre nos
aproximamos € porque nossas atletas femininas merecem toda reconhecimento possivel 1 para
conseguir tudo aquilo; entdo qualquer coisa podemos fazer www casa de aposta pequena escala
pra auxiliar na visibilidade desses incriveis desportistas... Entdo 1 esse tem ser também vencedor
da direcao", disse Keeling ao jornal The Guardian News:

Se 0 jogo das mulheres luta com 1 falta de financiamento, 0s jogos masculinos e mistos estéao
trabalhando ainda menos recursos. O netball mundial n&o financia homens ou 1 redes mista do
futebol feminino; portanto clubes comunitarios (e até mesmo equipes nacionais) dependem
inteiramente dos fundos privados para contribuirem 1 www casa de aposta suas atividades como
membros da equipe: aqueles lados que poderiam ser cruciais a inclusédo no Netbol nos Jogos
Olimpicos 1 fizeram muito dinheiro na cordadura masculina mas sao retardados pelo seu
desenvolvimento - eles reconhecem a importancia desse investimento nas 1 Olimpiada...

"As atletas femininas tém sido autofinanciadas ha anos antes de entrarmos www casa de aposta
cena e ter feito os hard jardas para 1 chegar a este ponto, francamente sinto que o futebol
masculino deve fazer também as duras estaleiros. Eu ndo acho nada 1 deveria ser dado apenas
porgque estamos entrando no esporte”, disse Keeling ao The Guardian

Para Bezuidenhout, a maior coisa que o 1 netball pode fazer para melhorar suas chances de as
Olimpiadas é se expandirem www casa de aposta mais paises. Embora estabelecer um Netbol 1
num novo pais possa levar anos e seja caro (o custo do esporte), ela diz ser necessario sustentar
esse desporto; 1 observa também ter uma abordagem continua fora dos ciclos da Copa Mundial:
Ha algumas vozes no netball que ndo acreditam na 1 motivagdo para se tornar um esporte
olimpico € uma prioridade. Mas mesmo quando o Netbol ainda esté longe de ter 1 sucesso www
casa de aposta Brisbane 2032 ou outros Jogos futuros, a campanha pode trazer outras vantagens
e beneficios ao pais:

"Fizeram-me esta pergunta 1 sobre as Olimpiadas muito. Essencialmente, a questédo usual que
recebo é: 'E se o netball ndo chegar nas Olimpiadas?' E 1 minha resposta para isso foi bem... Se
todos nos trabalharmos no sentido de tentar entrar na Jogos Olimpicos aumentasse www casa de
aposta 1 participagao global do esporte e entdo eu acho mesmo assim um sucesso."

"Mas, obviamente eu quero isso nas Olimpiadas."

Autor: shs-alumni-scholarships.org
Assunto: www casa de aposta
Palavras-chave: www casa de aposta
Tempo: 2024/10/8 22:10:24



	www casa de aposta - shs-alumni-scholarships.org
	1. www casa de aposta : - shs-alumni-scholarships.org
	2. www casa de aposta :beta roleta
	3. www casa de aposta :ceara esporte clube


